Alagoinhas implanta o Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos
Um sistema com facilidade para navegação do cidadão, com interatividade e praticidade. Como essa proposta, Alagoinhas se torna o primeiro município baiano a implantar e testar o SEIA – Sistema Estadual de Informações Ambientais e Recursos Hídricos. Durante todo o dia desta quinta-feira, 13, e sexta, 14, técnicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente (SEDEA) recebem qualificação para operação da ferramenta.
Segundo Ricardo Duarte, representante da Secretaria Estadual de Meio Ambiente da Bahia (SEMA), o SEIA, um banco de dados operacional digital, foi criado para dar suporte ao Inema que realiza licença ambiental e outorga de recursos hídricos. Um programa de gestão compartilhada qualifica os técnicos dos municípios. “O técnico vai ter disponibilizado um banco de dados mais completo sobre licenciamento ambiental online e informações georeferenciadas. Vai ser possível saber se o local pesquisado é uma Área de Preservação, por exemplo. Para o empreendedor, também é um ganho positivo, porque ele poderá requerer e acessar o andamento de processos dando mais agilidade ao atendimento”, explicou o técnico da SEMA.
Alagoinhas vai utilizar o sistema de forma piloto. “Somos o primeiro município da Bahia a usar e testar esta ferramenta, gerando aperfeiçoamento da gestão ambiental na cidade”, pontou o secretário da SEDEA Rannyery Miranda”. Além dos técnicos da SEDEA, representantes da PROJU e SEMAD, através da Diretoria de Modernização Administrativa, participaram da capacitação.