Pescadores de Cachoeira serão capacitados em habilitação naval
Os pescadores da Vila de São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira, no Recôncavo, irão aprender a navegar com mais segurança no rio Paraguaçu, que banha a localidade, participando do ‘Curso de Habilitação Naval para Pescadores’, que a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura da Agricultura (Seagri), em parceria com o Estaleiro Indústria Naval, realiza desta terça-feira (8) ao dia 18 deste mês, na Associação para o Desenvolvimento Sustentável do Município de Cachoeira (Adec). Segurança no mar, navegação, primeiros socorros, combate a incêndio e trânsito marítimo são alguns dos tópicos abordados nas aulas.
A capacitação, com duração de 80 horas, é ministrada pela Capitania dos Portos. Ao final do curso os pescadores aprovados recebem certificados de conclusão e a carteira de habilitação, documento que o certifica como capacitado para a condução de embarcações pesqueiras. Todo o material didático e a alimentação, são oferecidos gratuitamente. Várias técnicas de ensino são utilizadas durante a capacitação, como exposição oral, dinâmicas de grupo e aulas práticas. Os módulos são divididos em marinharia (estrutura das embarcações, cabos e nós, primeiros socorros, procedimentos em emergência), sobrevivência, regras de manobra, noções de navegação e estabilidade, combate a incêndio, operações com motores e prevenção da poluição.
“Com os conhecimentos adquiridos durante as aulas, os pescadores poderão navegar com mais segurança e aumentar sua produtividade, além de ter mais autonomia para realizar suas atividades”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Dernival Oliveira Júnior. Segundo o secretário estadual da Agricultura, Vítor Bonfim, o papel do órgão também é capacitar quem vive da pesca e aqüicultura, garantindo a qualificação da mão de obra, o acesso a novas técnicas e tecnologias. Também contribuir para o aumento da renda e promoção de melhorias na qualidade de vida dos pescadores”.