Centro para atendimento especializado em autismo será inaugurado na segunda-feira
A partir da próxima segunda-feira, dia 28, os baianos passarão a contar com o Centro de Referência Estadual para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (CRETEA), que será inaugurado às 8 horas, com a presença do Governador do Estado, Rui Costa e do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. Para viabilizar o funcionamento do serviço, o titular da Sesab assinou contrato com representantes da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil, organização social que será responsável pela gestão do centro.
O secretário ressalta a importância do serviço, que vai disponibilizar atendimento especializado aos pacientes com este tipo de transtorno, reunindo em um único espaço, no Campo Grande, equipe multiprofissional, além de prestar apoio aos familiares dos pacientes. Para a presidente de honra da Liga Álvaro Bahia, Rosina Bahia, a abertura do espaço representa um grande passo nesta área, considerando que no Sistema Único de Saúde (SUS), “é o primeiro centro a ofertar serviços docente e assistencial”.
Com investimentos em torno de R$ 1,2 milhão para reforma e requalificação do imóvel e R$303 mil para manutenção mensal do serviço, a unidade ainda funcionará como um espaço para capacitação de profissionais para o atendimento às pessoas com Transtorno do Espectro Autista em todo o estado da Bahia.
A diretora do centro, pediatra Adriana Cardoso, explicou que no primeiro mês será realizado acolhimento dos pacientes, cadastramento e, na seqüência começarão os atendimentos, com previsão para contemplar 200 pessoas por mês e cerca de 4.000 procedimentos, “uma vez que cada paciente realiza vários tipos de atividades”.
A equipe multiprofissional da unidade será composta por assistentes sociais, educador físico, enfermeiro, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, médicos, musicoterapeuta, nutricionista, pedagogo, psicólogos e terapeutas ocupacionais, além de pessoal de apoio, que trabalhará para contribuir para o desenvolvimento e a inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista e suas famílias.