Banco de Leite da Maternidade Climério de Oliveira recebe certificação máxima de qualidade
O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira (MCO/UFBA) recebeu novamente o Certificado de Excelência na categoria Ouro, que qualifica a unidade com o mais alto padrão de qualidade do serviço.
O prêmio, concedido pela Rede Global de Bancos de Leite Humano com o patrocínio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, desenvolvido pela Fundação Oswaldo Cruz, é entregue aos bancos que seguem padrões nacionais no manejo do aleitamento, levando em consideração a coleta, pasteurização e distribuição.
No total, foram analisados 103 itens referentes ao sistema de cadastro de doadoras, recursos humanos, estrutura, manutenção de dados mensais de produção, além da qualidade dos equipamentos e itens indispensáveis para garantir a conservação do produto coletado. “Conseguimos pontuação positiva em 102 dos 103 pontos inspecionados. A certificação ratifica o profissionalismo da equipe envolvida que atua sempre com todo o cuidado e muito amor, valorizando a vida desses pequeninos que serão alimentados graças às atividades do Banco de Leite. O prêmio reconhece este trabalho e nos motiva cada vez mais”, declarou Mônica Neri, superintendente da MCO.
O Banco de Leite Humano da MCO foi fundado em junho de 2001, sendo o primeiro em Salvador. As interessadas em fazer doação não precisam nem sair de casa, basta entrar em contato com a maternidade que enviará uma unidade móvel para fazer o recolhimento do leite ordenhado pela doadora.
Quem não amamenta também pode colaborar doando frascos de vidros que são usados para a coleta (tipo de café solúvel). O leite recolhido serve para atender os recém-nascidos prematuros e/ou doentes internados na UTI da unidade, que não podem ser amamentados pelas próprias mães.