Audiência Pública sobre Plano Municipal de Educação é realizada em Guanambi
Foi realizada na manhã da última sexta-feira (09), a II Audiência Pública no auditório do Centro de Treinamento e Apoio Pedagógico (CETEP), para avaliar o plano municipal de educação.
O evento reuniu mais de 400 professores da rede municipal de educação, membros da Secretaria de Assistência Social, representantes da Polícia Militar, vereadores, servidores públicos e comunidade em geral.
O Plano Municipal é um documento de extrema importância para o município e que tem validade de 10 anos. Deve ser elaborado em consonância com o Plano Estadual e com o Plano Nacional de Educação e adequado anualmente de acordo com as necessidades que surgirem.
A elaboração do Plano exige um trabalho ágil e organizado, além disso, envolve um levantamento de dados e informações colhidas através de estudos, análises, consultas públicas, decisões e acordos políticos.
Para assegurar qualidade e dar peso político ao Plano, é desejável que o Prefeito e seus secretários assumam papel de destaque, como importantes lideranças na construção das decisões que vincularão o projeto educacional com o projeto de desenvolvimento local.
Durante o evento, o prefeito Jairo Magalhães destacou a importância do Plano Municipal. “Esse plano é de todos que moram no município; aqui devem constar todas as necessidades educacionais do cidadão, e não se trata de um plano da minha administração ou da secretaria de Educação, pois irá atravessar outros mandatos de prefeitos e dirigentes da educação municipal. Esse é um momento importante em que cada cidadão pode fazer a diferença apresentando críticas e sugestões que servirão para análises e reflexões sobre novas ações”.
A Secretária de Educação, professora Maristela Cavalcante, ressaltou a necessidade da união dos diversos setores na criação e execução do plano, considerando que o projeto de educação de um município não é tarefa apenas do órgão gestor da rede de ensino, mas do conjunto de instituições dos governos, com a participação ativa da sociedade. “O PME tem a responsabilidade de traduzir e conciliar os desejos, as necessidades e as capacidades educacionais do município para a oferta da educação básica (em todas as suas etapas e modalidades) e também de ensino superior. É preciso levar em consideração a trajetória histórica, as características socioculturais e ambientais, a vocação e a perspectiva de futuro do município”.