João Bililiu pede que o Município dê mais atenção à capoeira
Durante pronunciamento, na sessão ordinária desta terça-feira (13), na Câmara Municipal de Feira de Santana, o vereador João Bililiu (PPS) tratou sobre o descaso com que a capoeira vem sendo tratada em Feira de Santana. Segundo ele, a Secretaria Municipal de Educação deve intensificar as ações voltadas para a promoção e oferta da capoeira nas escolas municipais.
“Essa arte contribuiu muito para a história do nosso país e em Feira de Santana vem sendo tratada com perceptível descaso. Aqui temos grandes escolas, com mestres renomados como mestre Gago da Dois Antônios; mestre Paraná, que é um ativista das causas dos capoeiristas da cidade; mestre Kel; mestre Nonato; mestre Cláudio; mestre Ceguinho; mestre Primo; mestre Bigode; mestre Lazinho e outros”, pontuou.
E continuou a tratar sobre a arte. “Como faço parte da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer quero deixar registrado meu apreço por esta arte, que devemos reconhecer como uma das mais belas manifestações da natureza humana e colocar em pauta nesta Casa a necessidade de promover a valorização e emersão desta bela tradição”, disse.
Bililiu sugeriu que a Secretaria Municipal de Educação intensifique as ações voltadas para a promoção da oferta da capoeira nas escolas do Município. “Sei que já existe algo neste sentido, mas é preciso que se tenha uma percepção mais ampla do resultado social que proporciona a capoeira”, observou.
Ainda no uso da tribuna, o vereador elogiou a postura de um secretário , que preferiu não citar o nome, que prorrogou o não fechamento dos acessos do Centro de Abastecimento até o fim dos festejos juninos. “Parabenizo ele pela boa ação. Mas, digo que mesmo sendo bonito, rico e jovem deve tratar bem todas as pessoas. E digo que os secretários devem dar um bom tratamento aos vereadores porque fomos eleitos pelo povo e estamos aqui para representá-lo”, analisou.