Deputado quer incluir Abaíra no Trade Turístico da Bahia
Conhecida em toda Bahia e até fora do Estado pela qualidade de sua cachaça, a cidade de Abaíra, na Chapada Diamantina, poderá ganhar a classificação de “Município de Interesse Turístico” (para os devidos fins de incentivo prevista na política estadual de turismo), caso a Assembleia Legislativa da Bahia aprove Projeto de Lei encaminhado pelo deputado David Rios. Segundo Rios, o município, conhecido como “A Cidade da Cachaça”, “há muito tempo já deveria fazer parte do roteiro oficial do turismo do Estado”.
O deputado esgrime dois bons motivos para Abaíra merecer a classificação: está localizada numa das regiões mais bonitas do Brasil, a Chapada Diamantina, parque ecológico notabilizado no país e no exterior; e desde 1987, a cada dois anos, promove a tradicional Festival da Cachaça que, em 2017, chegará à sua 17ª edição.
“Não fossem apenas pelas belezas naturais da Chapada Diamantina – cidades próximas como Lençóis, Mucugê, Palmeiras, Piatã e até Rio de Contas – Abaíra já mereceria uma atenção maior do Trade Turístico da Bahia pelo Festival da Cachaça, que oferece um potencial roteiro turístico para os apreciadores da boa aguardente, com visita a alambiques e direito à degustação da boa caninha baiana. Aliás, a economia do município é sustentada basicamente pela produção da chamada “Cachaça de Abaíra”, conhecida e apreciada em todo Estado”, diz David Rios.
E a Cana-de-açúcar, inclusive, faz parte da origem da pequena povoação, datada do final do Século XIX, Entre as suas manifestações culturais, Abaíra se orgulha de haver fundado, em 7 de setembro de 1913, a “Sociedade Philarmônica Lira Esperança do Arraial de Tabocas” que, em 1957, com a reformulação de seus estatutos, passaria a se chamar “Sociedade Lítero Musical Lira Abairense da Vila de Abaíra”.