Encontro Estadual de Mulheres Rurais abre a programação técnica do Bahia Rural Contemporânea
Com o tema ‘Ater e a Construção da Autonomia das Mulheres Rurais’, o II Encontro Estadual de Mulheres Rurais, abre a programação técnica do Bahia Rural Contemporânea, evento que acontece deste sábado (25) a 3 de dezembro, simultaneamente, com a 30º Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), no Parque de Exposições Agropecuárias de Salvador.
A abertura do encontro será neste domingo (26), a partir das 9h. Durante dois dias, serão discutidos temas acerca da construção da autonomia das mulheres e espaços de poder e da construção de uma Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) que contribua para seu empoderamento, por meio de rodas de conversa, místicas e apresentações de experiências exitosas no campo.
Participam agricultoras familiares e povos e comunidades tradicionais, lideranças, movimentos sociais, gestoras, representantes dos colegiados territoriais, mulheres extensionistas e técnicas de Ater, além de organizações parceiras da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado (SDR), responsável pela ação, por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Superintendência de Políticas Territoriais e Reforma Agrária (Sutrag) e Coordenação de Desenvolvimento Agrário (CDA).
Bahia Rural Contemporânea
Este é o maior evento de valorização e comercialização da agricultura familiar, economia solidária e reforma agrária do país, promovido pelo Governo do Estado, por meio da SDR, que apresenta ao público a diversidade cultural e o potencial produtivo do rural baiano. A área de 10.890 metros quadrados, contará com 270 expositores e 1.500 produtos de cooperativas e associações de todo o estado, que vão compor a VIII Febafes, com os Armazéns da Agricultura familiar, onde os visitantes poderão adquirir a produção dos agricultores familiares dos 27 Territórios de Identidade do estado.
O evento conta também com programação cultural, Feira de Artesanato, Praça Gastronômica e a Cozinha Show, onde renomados chefes de cozinha farão receitas com produtos que estarão expostos. O Bahia Rural Contemporânea se constitui ainda como um importante espaço de formação e capacitação dos participantes, por meio de cursos, palestras, oficinas, seminários e simpósios.