Uefs celebra acordo internacional com universidade cubana
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e a Universidad de la Habana (UH/Cuba) assinaram convênio de cooperação internacional que tem como característica fundamental envolver todas as áreas do conhecimento de ambas instituições. O desenvolvimento será em forma de Termos Aditivos: projetos específicos entre as Unidades Acadêmicas e de Pesquisas.
Cada termo aditivo prevê a execução de “Instrumentos de Cooperação”, que envolvem intercâmbio acadêmico, intercâmbio científico, incluindo estadas para desenvolver pesquisa, cursos de graduação e pós-graduação, elaboração de projetos bilaterais, desenvolvimento de eventos internacionais no Brasil e/ou em Cuba para promover os resultados da cooperação.
O departamento de Física da Uefs, através de gestões realizadas pelos professores doutores Milton Souza Ribeiro e Juan Leyva Cruz, está viabilizando um termo aditivo na elaboração de projeto de intercâmbio científico para desenvolver pesquisas na área de Ciências de Materiais com o Centro de Pesquisa da Faculdade de Química da Universidade de la Habana. Inclusive já foi feita uma visita técnica da instituição.
Segundo Juan Leyva, “hoje em dia a cooperação internacional é um requisito presente nas grandes Universidades para a promoção da ciência moderna e de qualidade. O QS World University Ranking coloca a Universidade de la Habana (UH) na posição número 59 na lista das melhores Universidades de América Latina. A UH é uma das primeiras universidades criadas no continente americano fundada no ano de 1728, e é constituída por 16 faculdades e 14 centros de pesquisa em diferentes campos do conhecimento. No total, são mais de 25 especialidades regulares na universidade. Atualmente conta com 4.081 docentes e 24.247 estudantes.