Programa investe R$ 250 mil na aquisição de alimentos do Programa de Agricultura Familiar
Produtores rurais da agricultura familiar reuniram-se na última quarta-feira (21) com a secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, na Câmara Municipal de Eunápolis, para tratar da execução do Programa de Aquisição de Alimentos – PAA para este ano. O programa prevê a compra de alimentos provenientes da agricultura familiar, beneficiando o pequeno produtor e fomentando a economia local.
Os alimentos adquiridos através do programa são destinados às entidades socioassistenciais cadastradas que atendem a pessoas em situação de insegurança alimentar e nutricional. O município de Eunápolis foi um dos poucos contemplados com o programa na Bahia, o que é considerado uma conquista, tendo em vista que houve cortes a nível nacional. O prefeito solicitou ao Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário – MDSA um aumento na verba, mas ainda não obteve resposta, tendo Eunápolis sofrido este ano uma redução de pouco mais de 50% na verba do ano passado.
Este ano foi disponibilizado pelo MDSA (Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário) o valor de R$ 250.000,00 (duzentos e cinquenta mil reais). Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, o município de Eunápolis possui 302 agricultores familiares cadastrados e ainda 34 produtos cadastrados, entre Hortifruti, bolos, biscoitos e farinha (esses três últimos precisam de alvará sanitário).
O agendamento começa dia 26 de março (segunda-feira), a partir das 13:00hs, quando o agricultor deve agendar os produtos que vai entregar a partir do dia 02 de abril. Com estes produtos a secretaria atende a 1.947 beneficiários recebedores, espalhados por 18 entidades socioassistenciais de Eunápolis. Todas as ações relacionadas ao programa são inspecionadas pelo COMSEA Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional – COMSEA, formado por representantes da sociedade civil e do governo.