Para reforçar caixa do estado, vice-governador pede apoio do Senado e vai ao Ministério da Fazenda
O vice-governador da Bahia, João Leão, representando o governador Rui Costa no fórum de governadores, esteve com o presidente do Senado, Renan Calheiros, para pedir apoio a temas que tramitam na Casa e impactam o caixa da Bahia e demais estados. Essa foi a segunda agenda que ele participou em Brasília nesta segunda-feira (1º), como parte da mobilização nacional que os governadores têm feito para a retomada do crescimento econômico dos estados e do país.
“Viemos aqui para pedir agilidade em algumas matérias que estão aptas a votação. Temos vetos necessários, algumas matérias que precisamos que vote. Em alguns estados é questão de penitência, graças a Deus, a Bahia não está tanto”, afirmou Leão ao sair do Senado. A repatriação de recursos do exterior e a mudança na distribuição dos recursos da União estão na pauta de solicitações feitas.
Já no Ministério da Fazenda, última agenda do dia, o vice-governador reiterou a liberação de empréstimos para dar largada às obras de infraestrutura logística. “Entreguei ao ministro Nelson Barbosa o pedido da Bahia. Temos cinco empréstimos já resolvidos, já aprovados pelo Senado, que precisam exclusivamente da determinação do Tesouro [Nacional]”. Com esta liberação, o estado vai realizar, prioritariamente, obras de infraestrutura; as rodovias devem receber o maior volume de recursos. Ao todo, os pedidos de empréstimos somam cerca de R$ 1,2 bilhão. A capacidade de endividamento da Bahia é de R$ 4 bilhões.