Secretaria da Educação discute estratégias para levar conteúdos pedagógicos a estudantes sem acesso à internet
A Secretaria da Educação do Estado (SEC) promoveu, na última segunda-feira (6), um encontro virtual com mais de 100 participantes ligados aos movimentos territoriais, para discutir estratégias que atendam a estudantes quilombolas, indígenas, aqueles que moram em áreas remotas e até nas cidades, mas que não têm acesso às plataformas digitais e redes sociais. O objetivo é promover atividades para crianças e jovens que moram em locais que não possuam acesso à internet durante a suspensão das aulas, em decorrência da prevenção e do combate ao Coronavírus (COVID-19).
O secretário estadual da Educação, Jerônimo Rodrigues, falou da importância de acolher os estudantes de todas as regiões do estado. “A suspensão das aulas já completou 20 dias e estamos fazendo um grande esforço, junto aos diversos segmentos da Educação, para apresentar alternativas de aprendizagem para os estudantes, sobretudo com atualização da tecnologia. Porém, sabemos da realidade daqueles que não vivem nos centros urbanos e não têm fácil acesso à internet. Por isso, estamos procurando sugestões concretas daqueles que conhecem a realidade dos territórios”, destacou.
O coordenador de Articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, explicou ser fundamental conhecer as necessidades de cada região. “Acredito que precisamos fazer um mapeamento para identificar como podemos chegar a esses estudantes, ou seja, ir além e aperfeiçoar as diversas atividades que estamos desenvolvendo, evitando que haja um desinteresse do estudante e possível evasão”, disse.
A diretora do Núcleo Territorial de Educação de Ipirá (NTE15), Nívea Araújo, destacou a importância do alinhamento das ações territoriais. “Apesar das especificidades de cada território, precisamos ter um modelo base que seja produzido em conjunto. Trabalhar para que o conteúdo seja híbrido, atingindo o meio on-line, mas também sendo de fácil acesso para aqueles que não possuem este recurso”, disse.
Para a representante do Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CONDETER) da Costa do Descobrimento, Neuza de Jesus, a busca por parcerias pode contribuir muito para o acesso dos estudantes ao conteúdo. “Temos universidades em diversos pontos do Estado, como a UFSB (Universidade Federal do Sul da Bahia) e a UNEB (Universidade Estadual da Bahia) nessa região. Por isso, é o momento de unificarmos parcerias, analisando a possibilidade de fornecer a internet ou o material através de apostilas”, opinou.
Ainda estiveram presentes representantes de prefeituras, de secretarias municipais de Educação e de Agricultura, dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial (CONDETER), da Coordenação Estadual dos Territórios de Identidade da Bahia (CET), dos Agentes de Desenvolvimento Territorial (ADT), das secretarias estaduais de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Desenvimento Rural (SDR) e do Planejamento (Seplan), além da equipe técnica da SEC. (SEC)