Plano de retomada do Turismo na Bahia é lançado em Alagoinhas
Alagoinhas foi palco, nesta quarta-feira (10), do lançamento do plano do Governo do Estado que reinicia o Turismo na Bahia, após um momento de crise sanitária. O Viva Turismo Bahia irá fomentar, por meio de 4 eixos – biossegurança; capacitação e qualificação; infraestrutura; e promoção – a retomada da atividade econômica mais severamente prejudicada durante a pandemia da Covid-19.
O objetivo do plano, voltado para as 13 zonas turísticas mapeadas – Baía de Todos os Santos, Caminhos do Jiquiriçá, Caminhos do Sudoeste, Caminhos do Sertão, Caminhos do Oeste, Costa dos Coqueiros, Costa do Cacau, Costa do Descobrimento, Costa das Baleias, Chapada Diamantina, Lagos do São Francisco e Caminhos do Oeste e Salvador – inclui capacitação dos gestores públicos e da classe empresarial do Trade Turístico.
A Zona Caminhos do Sertão, da qual pertence Alagoinhas, inclui Feira de Santana, Canudos, Euclides da Cunha, Itapicuru, Tucano, Cipó, Uauá, Adustina, Irará, Banzaê, Paripiranga e Santo Estevão. Destas, 11 tiveram representação no evento, por meio da presença de secretários e diretores de Turismo e Cultura. Os grandes atrativos dessas cidades são a cultura, a gastronomia, o turismo religioso, o ecoturismo, turismo de saúde, turismo étnico e turismo técnico-científico. Alagoinhas se destaca também como pólo cervejeiro.
Compuseram a mesa de abertura do evento, o secretário de Turismo do Estado da Bahia Maurício Bacellar, o Superintendente João Henrique Paolilo, do mesmo órgão, o presidente da Câmara de Turismo Caminhos do Sertão Getúlio Andrade, o presidente da Câmara Municipal de Vereadores José Cleto, além do prefeito Joaquim Neto e da secretária de Cultura, Esporte e Turismo Iraci Gama.
João Paolilo, filho da terra, foi o responsável pela apresentação do Plano Viva Turismo Bahia, elaborado durante a pandemia, “para que pudéssemos mostrar para a sociedade um projeto de retomada das atividades turísticas forte e robusto”. Segundo ele, o intuito da Secult é chegar in loco a todas as zonas turísticas do estado, interiorizando as ações “de forma igualitária e equânime”.
O Superintendente disse que, em breve, será feita a entrega de uma cartilha de gestão pública, com informações didáticas de como fazer uma política efetiva de turismo e fomento. Citando o eixo de capacitação, ele informou que 1900 empresários, das 16 câmaras técnicas, serão qualificados, com o apoio do Desenbahia e do SEBRAE. De acordo com Paolilo, um estudo será feito para instalar, em Alagoinhas, um posto de informação turística.
Entre os dias 11 e 16 de novembro, uma equipe técnica do governo do Estado fará um levantamento da oferta hoteleira, no município, com a verificação dos protocolos de biossegurança. Já nos dias 23, 24 e 25 de novembro, serão oferecidos cursos de capacitação. “Queremos estreitar os laços entre equipes municipais e estaduais”.
A secretária Iraci Gama comemorou a iniciativa, que “abre caminhos para que possamos avançar com o turismo”. Em suas palavras, “as pessoas estão desejosas de chegar perto umas das outras e a marca do Nordeste é o afeto, o carinho, a atenção e o cuidado”. A professora Iraci também levantou a questão de como transformar o elemento cultural em um instrumento de venda. “A Cultura preserva o patrimônio e o Turismo vende o patrimônio, revelando algo de valioso que vale a pena ser conhecido de perto”. Na ocasião, ela recebeu das mãos da promotora de eventos Francisca Morais, o Troféu Tô Aqui Profissionais pelo excelente trabalho desenvolvido à frente da SECET.
O presidente da Câmara Municipal de Vereadores, José Cleto, ponderou que a vacinação tem amenizado a situação pandêmica, que “sufocou as pessoas nos seus lares por quase 2 anos”. Para ele, “um lançamento dessa natureza abre muitas expectativas para que o turismo aconteça, trazendo emprego e proporcionando renda”.
Já o prefeito Joaquim Neto destacou a flexibilização dos decretos da Covid-19 e citou que Alagoinhas está realizando a repescagem de primeira dose para pessoas com idade acima de 12 anos, incluindo adultos e idosos. “É muito importante para o Turismo que estejamos todos vacinados e estou levando isso muito à sério”.
O chefe do executivo lembrou a mudança de categoria, de Alagoinhas, no mapa do turismo, saindo da posição C para a B. Ele também comentou que, durante o momento crítico da pandemia, os recursos do município foram canalizados para a Saúde: “salvar vidas virou uma obsessão” e disse que “a abertura do Turismo significa o reencontro das pessoas, a realização de eventos, ainda com protocolos de segurança, mas com a perspectiva de liberdade”.
O prefeito citou a BA 054 em seu discurso, “que põe Alagoinhas a 60km do mar” e reiterou o projeto de fazer da cidade, a capital da cerveja, “pois o município produz as melhores do mundo!”.
O secretário de Turismo da Bahia Maurício Bacellar agradeceu a maneira hospitaleira como foi acolhido e ressaltou que o Turismo e a Cultura são irmãos siameses, que caminham lado a lado. De acordo com ele, “a pandemia que se abateu sobre a humanidade foi mais perversa com o turismo, pois a ciência determinou o isolamento social como uma das primeiras ações”. Ele disse que, por orientação do governador Rui Costa, os técnicos da Secult se debruçaram no planejamento de um plano de retomada efetivo, a fim de sanar os danos causados pela Covid-19.
“A atividade turística é transversal. Esse plano foi elaborado em conjunto com a Secretaria de Saúde, a do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e a de Cultura, com a participação das secretarias de Segurança, de Desenvolvimento Econômico e de Infraestrutura”, esclareceu o secretário, que finalizou sua fala dizendo que, conforme uma pesquisa encomendada, a Bahia é o destino turístico mais desejado pelos brasileiros no pós-pandemia. “Dos 20 maiores destinos, 11 estão no Nordeste. Dos 11, 5 são baianos”.
No período da tarde, foi realizado o workshop de Gestão Pública do Turismo, voltado para as prefeituras e gestores públicos da zona Caminhos do Sertão. A atividade ofereceu certificado de extensão pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). (PMA)