Dois vereadores poderão deixar o Legislativo feirense e assumir Secretarias
Informações chegadas ao site Política In Rosa dão conta de que, possivelmente, dois vereadores poderão assumir Secretarias no governo Colbert Martins Filho (MDB). Esses vereadores são Pedro Américo (DEM) e Jurandy Carvalho (PL). Existe a possibilidade de Jurandy assumir a Secretaria de Agricultura, que hoje está sob o comando do ex-vereador e pré-candidato a deputado estadual em 2022, Pablo Roberto. Os dois vereadores já declararam que apoiam Pablo nas próximas eleições.
Dois suplentes assumirão: Marcos Lima (DEM) e Hamilton dos Santos (PL). Hamilton muito provavelmente também apoiará Pablo Roberto. Caso aconteça, Pablo terá dois secretários que apoiarão a sua pré-candidatura e um vereador. Agora, é aguardar o desenrolar dos fatos.
Palavra de Pedro Américo
Procurado pelo site Política In Rosa para saber mais sobre essa informação, o vereador Pedro Américo afirmou que o secretário Pablo Roberto já deixou claro que seu desejo é ficar na Secretaria até dezembro. Pablo pretende se dedicar a sua pré-campanha a deputado estadual. “Ele [Pablo] entende que não é bom nem para a administração e nem para o projeto político que ele esteja na administração o ano que vem. O desejo dele é sair agora em dezembro. Nesse processo, houve uma conversa com o prefeito Colbert Filho e que poderia indicar o seu sucessor na pasta”, afirmou.
Já em relação ao nome que será escolhido, ainda segundo Pedro, houve uma ventilação no nome de Jurandy Carvalho. Isso porque talvez Pedro ficaria na Câmara ou assumiria outro espaço. “Como sempre digo quero me colocar a disposição da cidade. Acredito que numa Secretaria que a gente poderá contribuir mais. E acho que a gente pode contribuir mais do que na Câmara até pelo próprio cenário atual que a gente tem hoje. Mas ainda não há nenhuma definição”, informou.
Pedro Américo ainda informou que ficou decidido que haveria uma conversa com o prefeito Colbert Filho na próxima semana e que, possivelmente, se teria uma decisão mais definitiva. “Dezembro já está chegando e a gente precisa também ter um planejamento. Como já falei, não busco ser secretário só para ocupar um espaço ou para ser um jarro na sala. Quero ser secretário para contribuir com a cidade. Então, em qual for a pasta, qual for o espaço, quero me preparar antes para já chegar tentando dar a melhor contribuição para a cidade”, disse.
Ele ainda disse que a expectativa é de que, se as coisas caminharem naturalmente do jeito que estão indo, é uma tendência que em janeiro de 2022 já esteja assumindo uma Secretaria. “O que quero saber do prefeito é qual será esse espaço, se a gente tem outros vereadores que podem assumir esse espaço também. Acho que a gente precisa dialogar, ter certeza e saber exatamente qual é o tipo de projeto que a gente quer para a cidade e como podemos fazer”, afirmou.
Com as possíveis mudanças, Pablo poderá ter diversos apoios, como dito anteriormente. Questionado sobre a importância desses apoios, Pedro Américo foi enfático. “Os apoios e articulações são importantes. Política a gente precisa ter parceria e saber conversar com as pessoas. E Pablo sabe dialogar. O vereador Jurandy Carvalho é extremamente qualificado, entende de agricultura familiar, do desenvolvimento rural e é uma pessoa que com certeza se for escolhido pelo grupo para ser o secretário fará um trabalho de excelência e representará a todos nós”, destacou.
Preferência por Secretaria
Pedro ressaltou que não tem preferência por Secretaria e que está à disposição do prefeito para dialogar. Perguntado se a Secretaria de Cultura seria a desejada, Américo disse que onde for escalado vai buscar fazer o melhor trabalho. “Quero estudar, quero entender e chegar fazendo um trabalho que possa para a cidade e não só para seu grupo político. Claro que eu tenho meu grupo político, defendo meu lado, defendo o nome de Pablo e todos sabem disso. Acredito na política que Pablo faz, pois é um cara sério, competente, mas não serei secretário de um grupo político. Serei secretário da cidade e quero fazer o trabalho da melhor forma possível”, relatou.
Secretaria de Agricultura
Indagado se há possibilidade de ir para a Secretaria de Agricultura, o vereador Jurandy Carvalho disse que está à disposição do grupo. “Onde me escalar jogarei certamente. Estou à disposição do prefeito, do amigo Pablo Roberto, pois fazemos parte do mesmo grupo. Estamos almejando que Pablo Roberto seja eleito deputado estadual. Fazemos parte do grupo do prefeito Colbert Martins e do ex-prefeito José Ronaldo. Nós somos soldados e onde nos escalar, estaremos prontos para assumir as missões que sejam dadas”, disse.
Conforme Jurandy, há especulações na cidade, mas que ele ainda não teria conversado com Colbert, Pablo ou José Ronaldo. “O que conversamos hoje é de fazer uma política boa para Feira de Santana e que as pessoas estejam nos lugares certos e nas áreas certas. Eu vim da roça, entendo de agricultura familiar e estou à disposição do governo para onde for escalado a gente possa está ajudando o mesmo”, destacou.
Carvalho concluiu sua fala frisando que irá apoiar Pablo Roberto para estadual e Gabriel Nunes para federal nas eleições 2022.