Ato público mobiliza sociedade pela criação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia
O Auditório Jornalista Jorge Calmon da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) sediará, nesta segunda-feira (28), às 9h, um ato público pela implantação da Universidade Federal do Nordeste da Bahia (UFNB), proposta que aspira contemplar a criação de campi nos territórios de identidade Bacia do Jacuípe, Sisal, Semiárido Nordeste II e Agreste/Litoral Norte. A iniciativa é uma parceira dos mandatos das deputadas estaduais Neusa Cadore e Fátima Nunes, abraçada pela Bancada do PT na ALBA, que organiza o evento junto com a Comissão Executiva de Criação da UFNB.
As legisladoras creem que será uma oportunidade para a população, autoridades locais, lideranças regionais e estudantes discutirem a importância da interiorização do ensino superior federal na região, que tem uma população de cerca de dois milhões de habitantes (12,42% da população baiana) e uma extensão territorial de 52.878,39 km² (9,36% da área do estado). Segundo elas, a mobilização em prol da criação da UFNB tem como marco as ações realizadas, desde 2010, e intensificadas em 2014, que articulam a sociedade civil e lideranças locais em busca da interiorização do ensino superior.
“Essa agenda é mais um passo importante na consolidação do movimento, de mais de 10 anos. A conquista da universidade representará um grande avanço no desenvolvimento socioeconômico de uma vasta região que, historicamente, foi alijada das políticas públicas, contribuindo para fortalecer os saberes e fazeres desses territórios, para promover inclusão e gerar oportunidades para os jovens e para os diversos segmentos sociais. Temos certeza de que o governo federal será sensível a essa demanda, uma causa muito legítima e necessária”, registrou Neusa Cadore.
“Nossa trajetória sempre esteve ligada à luta pela expansão do ensino superior público na Bahia, como a criação da UFRB, Unilab, as federais do Sul e do Oeste da Bahia, a integração com a Univasf e a ampliação dos Institutos Federais. A participação da comunidade é fundamental para que a Universidade Federal do Nordeste da Bahia se torne uma realidade e possa contribuir para o desenvolvimento da região Nordeste baiana, por meio da educação, pesquisa e extensão universitária”, afirmou Fátima Nunes, que é líder do PT na Casa. (ALBA)