Santo Estêvão ganha modernização em escolas estaduais
A educação na cidade de Santo Estêvão, na microrregião de Feira de Santana, ganhou o reforço de duas unidades de ensino. Isso porque o governador Jerônimo Rodrigues entregou, neste sábado (27), o Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão e o Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, que passaram por obras de modernização.
Para a modernização estrutural do Colégio Estadual de Tempo Integral de Santo Estêvão, que fica na Rua Doutor Anísio Moreira Alves, foram aplicados recursos da ordem de R$ 7,3 milhões. Com aproximadamente dois mil alunos, a unidade tem 25 salas; laboratórios; biblioteca; restaurante estudantil; teatro com 200 lugares; campo de futebol society com pista de atletismo; vestiário; quadra poliesportiva coberta; guarita; subestação e reforma da quadra descoberta.
Já na requalificação do Colégio Estadual de Tempo Integral Professora Edite Ferreira Fonseca, o valor investido foi de R$ 4,581 milhões. O prédio, localizado na Praça Humberto Alves Nogueira, foi construído em 1979 e passou por adequações. Agora, os cerca de 600 estudantes contam com 12 salas; sala de robótica; três laboratórios; sala de descanso, restaurante estudantil com 200 lugares; piscina semiolímpica; biblioteca; vestiário; campo de futebol society; subestação; guarita e reforma do ginásio coberto existente. Além do currículo convencional, são oferecidos os cursos técnicos de administração, recursos humanos e logística.
As obras foram conduzidas pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). Ainda na educação, o governador participou da inauguração da Escola Municipal de Educação Infantil Professora Iêda Sant’Ana Santos Silva, na sede.
“Hoje foi uma alegria dupla. A entrega de escola do Ensino Médio e a entrega de escola do [Ensino] Fundamental. Duas escolas estaduais nossas. E ainda o prefeito Rogério Costa fez a entrega de uma escola infantil muito bonita, para que os estudantes possam começar, desde cedo, a gostar da educação, a animar e alimentar os seus sonhos. Isso, pra mim, não tem valor”, comemorou o governador.
Autorizações
A Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foi autorizada a elaborar o projeto para pavimentação em Tratamento Superficial Duplo (TSD) na Estrada da Boiadeira, no acesso à Rodovia BR-116. O trecho tem três quilômetros de extensão.
Por intermédio da Superintendência dos Desportos (Sudesb), a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) foi autorizada a deflagrar licitação para a implantação do sistema de iluminação em LED no Estádio Municipal Luís Viana Neto. A tecnologia, que converte eletricidade em luz, consome menos energia do que fontes de iluminação tradicionais.
Já a Sedur foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura de Santo Estêvão para obras de pavimentação em paralelepípedo no bairro Ladeira Vermelha. Também foi autorizada outra parceria com a gestão municipal. Desta vez, para a execução da segunda etapa das obras de construção de espelho d’água na orla do Rio Paraguaçu, na localidade de Porto Castro Alves, na cidade.
Por fim, a Secretaria da Saúde (Sesab) foi autorizada a celebrar convênio com a prefeitura local para obras de reparo do Hospital Municipal Doutor João Borges de Cerqueira. A unidade abrange especialidades como cardiologia, clínico geral, ortopedia e traumatologia, radiologia e diagnóstico por imagem. (Secom-BA)