Bahia registra mais de 24 mil casos de dengue, zika e chikungunya

Foto: Divulgação/Sesab

Com a alta dos casos de dengue em Feira de Santana, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), intensifica a realização dos exames para diagnóstico da doença. De acordo com o boletim epidemiológico dessa quinta-feira (23), 6.609 casos prováveis da doença aguardam resultado do Laboratório Central de Saúde Pública do Estado (Lacen).

As pessoas que tenham sintomas característicos da dengue no primeiro dia, a exemplo de dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar e febre devem fazer o exame para diagnóstico da doença.

A SMS orienta que logo no primeiro dia ao identificar os sintomas da dengue, a pessoa deve procurar imediatamente a unidade de saúde mais próxima para receber orientações e fazer o exame. Em casos graves, é recomendado que o paciente busque as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas Municipais.

O exame é ofertado, de maneira gratuita, no Ambulatório Municipal de Infectologia e no Centro de Saúde Especializada Dr. Leone Coelho Lêda (CSE), entre segunda e sexta-feira, das 8h às 11h30. À tarde, de 13h30 até 16h. O atendimento é feito por demanda espontânea, sem agendamento.

“A situação atual demanda atenção e ação imediata. É fundamental que as pessoas estejam conscientes da gravidade dos sintomas da dengue e busquem assistência médica logo nos primeiros sinais. Além disso, é necessário manter os cuidados diários para evitar criadouros do mosquito. A prevenção é a nossa principal arma contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor também do Zika vírus e Chikungunya”, afirma Carlita Correia, coordenadora da Vigilância Epidemiológica. (PMFS)