Programa de redução de filas de cirurgias eletivas é implementado em Santo Estêvão
Com um aporte de mais de R$ 1,4 milhão do Governo do Estado, foi implementado, nesta quarta-feira (28), o programa de redução de filas de cirurgias eletivas no Hospital Municipal Dr. João Borges de Cerqueira, localizado em Santo Estêvão. Neste primeiro dia, estão programados 15 procedimentos cirúrgicos.
O programa, que tem caráter contínuo, se estenderá ao longo do ano, com a oferta de cirurgias de diversas especialidades, a exemplo de histerectomia total, colecistectomia, colecistectomia videolaparoscopica, laqueadura tubária, postectomia, vasectomia, tratamento cirurgico de hidrocele, hernioplastia inguinal e crural (Unilateral), hernioplastia umbilical e miomectomia.
“O que nós estamos fazendo aqui hoje é um credenciamento de um programa da gestão estadual, através do qual a gente vai poder realizar diversas cirurgias eletivas. Nós não estamos falando aqui de mutirão pontual, estamos falando é de uma ação estruturada e estruturante do Governo do Estado em parceria com o Governo Federal, para que a gente possa reduzir cada vez mais a fila de espera dos pacientes”, explicou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana, durante visita à unidade.
Compromisso do Governo do Estado, a iniciativa tem contribuído para os números positivos da Bahia, que hoje ocupa posição de destaque nacional como estado que registrou a maior quantidade de cirurgias realizadas por meio do Programa Nacional de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas, Exames Complementares e Consultas Especializadas (PNRF), do Ministério da Saúde.
“Este é um programa estruturado de redução de filas que nós já somamos, só este ano, cerca de 120 mil cirurgias realizadas em todo Estado. Se contabilizarmos os procedimentos feitos desde 2023, quando o governador Jerônimo Rodrigues assumiu, o número vai para 345.288”, detalhou a secretária. (Ascom/Sesab)