InterEduc já fez 74 atendimentos especializados a alunos da Rede Municipal
Criado em outubro de 2015 com o objetivo de oferecer atendimento especializado funcional, psicológico e psicopedagógico a estudantes e professores da Rede Municipal de Ensino, o Centro Interprofissional de Atendimento Educacional Professora Marliete Santana Bastos (InterEduc), já atendeu até o momento 74 alunos.
A equipe de profissionais do InterEduc é formada por duas psicopedagogas especialistas em Educação Especial, uma psicopedagoga especialista em Neuropsicologia, uma psicóloga especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Educação Inclusiva e mestranda em Psicologia Escolar, uma pedagoga especialista em Neuropsicologia, dois arte-educadores e ainda um professor de música.
O Centro funciona das 8:00 às 12:00e das 13:30 às 17:00; dentre os principais atendimentos estão casos de crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem diversas, como o transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), dislexia, discalculia, disortografia, dificuldades no processo de leitura e escrita, entre outros.
“Este é um espaço de empoderamento do sujeito. Visamos contribuir para a formação do cidadão, favorecendo todos os aspectos biopsicossocial, natural e espiritual de cada estudante. No InterEduc, entendemos que gente aprende pela emoção, sendo assim, as crianças vem com a demanda pedagógica, mas é preciso que haja também a intervenção da psicologia. Isso justifica o “Inter”, porque esse atendimento requer a participação de vários profissionais”, explica a psicopedagoga especialista em Neuropsicologia, Sheila Oliveira de Menezes.
Diretora do InterEduc, a pedagoga Bethânia Rosa, especialista em Educação Especial, explica a importância do centro para a Rede Municipal de Ensino: “Nosso objetivo é dar apoio aos estudantse c om dificuldade de aprendizagem e/ou que estejam enfrentando problemas de ordem psicossocial, isso envolve também a família”, observa.
“Até os pais ou responsáveis que trazem os estudantes ao centro participam dos atendimentos. Temos um projeto de sala de espera em que os acompanhantes participam de atividades e são acolhidos de forma especial. Entendemos que, além de receber as demandas das crianças, existe a necessidade de oferecer também atendimento aos seus acompanhantes. Poder proporcionar isso é um ganho. O trabalho feito aqui reverbera na qualidade do aprendizado”, avalia Iara Maria Alves da Cruz Martins, psicóloga especialista em Terapia Cognitiva Comportamental, Educação Inclusiva e mestranda em Psicologia Escolar.
As crianças atendidas no InterEduc são encaminhadas pelas escolas através do preenchimento de uma ficha disponível na escola onde os estudantes estão matriculados. O preenchimento deve ser feito pelos pais e responsáveis. O centro também presta atendimento a professores que, por qualquer razão relacionada ao exercício da profissão, tenha desencadeado alguma demanda funcional, psicológica e psicopedagógica.