Aeroporto de Feira de Santana passará por requalificação para pousos e decolagens de aviões de grande porte
Na manhã desta terça-feira (03), o Governo do Estado da Bahia, através da Seinfra, realizou uma visita guiada com a imprensa no Aeroporto João Durval Carneiro, em Feira de Santana. Nessa visita, ocorreu a apresentação do projeto de requalificação do Aeroporto para pousos e decolagens de aviões de grande porte, como Boeing 737 com capacidade para até 200 passageiros, que colocará o terminal na escala de conexões nacionais (voos domésticos).
O superintendente de Infraestrutura de Transportes da Bahia, Saulo Pontes, falou sobre a ideia do Governo. “A ideia do governo é, com esse prolongamento da cabeceira 13, passando de 1.500 para 1.800 metros de extensão, reforçar toda a pista existente. Não é só ampliação. Vamos fresar toda pista existente, subir duas camadas de concreto asfáltico para aumentar o PCN, que é a capacidade do aeroporto para absorver o avião que vai pousar. Então, o Boing 737-800 vai poder pousar aqui depois de recuperada a pista. Esse Boing tem capacidade de até 200 passageiros”, informou.
Com isso, segundo Saulo Pontes, vai viabilizar as companhias aéreas colocarem Feira de Santana nas escalas e conexões dos voos nacionais. “Suprindo a deficiência hoje existente não só no mercado brasileiro, mas no mercado mundial de aeronaves de médio porte que fazia esses voos domésticos entre cidades. Mas, infelizmente, com a pandemia, não tinha mercado e pararam de fabricar, e hoje está sem aeronaves suficientes para atender as demandas”, relatou.
Saulo ainda informou que o prazo de licitação das obras foi publicado em agosto e será aberta em 28 de novembro. “Depois disso tem uns 15 dias para a assinatura do contrato e em dezembro está sendo iniciada. Após isso, no máximo, estaremos em maio de 2025 inaugurando essa nova pista do aeroporto com a ampliação a 1800 metros”, afirmou.
De acordo com Saulo Pontes, o investimento total na obra é de R$ 8,3 milhões. “Não é só ampliação e recuperação, mas também vamos melhorar o balizamento noturno, o voo por instrumento que tudo será reforçado, o Papi com a aproximação nas duas cabeceiras, garantindo um aeroporto em condições não só de uso, mas também de operações noturnas”, destacou.