Assembléia lança Frente Parlamentar em Defesa das Engenharias, Arquitetura e áreas afins, na segunda (12)
Com o objetivo de criar um fórum permanente de discussão, a Assembleia Legislativa da Bahia vai lançar, na próxima segunda-feira (12), às 09h30, no Plenário da Alba, a Frente Parlamentar em Defesa das Engenharias, Arquitetura, Agronomia, Geografia, Urbanismo e demais Áreas Técnicas e Tecnológicas Afins.
A iniciativa, que conta com apoio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-Ba) e do Sindicato dos Engenheiros da Bahia (Senge-Ba), visa envolver não apenas os parlamentares e entidades que representam esses profissionais, mas estudantes, poderes públicos e demais interessados em tratar de propostas e projetos de lei referentes a atuação das áreas de abrangência da Frente, que será presidida pela deputada Maria del Carmen (PT), engenheira por formação e presidente da Comissão Especial de Desenvolvimento Urbano da Alba.
De acordo com Maria, o foco da bancada será “conduzir debates sobre a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, dos profissionais das áreas envolvidas nesta Frente, que são grandes precursores do processo de desenvolvimento socioeconômico do país, e do desenvolvimento social e econômico da Bahia”.
O deputado Marcelino Galo (PT) será o 1º vice-presidente. A 2ª vice-presidência fica a cargo do deputado Joseildo Ramos (PT). Os deputados Nelson Leal (PSL) e Ângelo Coronel (PSD) serão secretários executivo e consultivo, respectivamente.
A Frente Parlamentar terá como principais finalidades: acompanhar os assuntos de interesse da Frente Parlamentar no Executivo, Legislativo e Judiciário, visando apoiar politicamente suas posições; promover o aprimoramento da legislação estadual pertinente às áreas abrangidas; acompanhar o processo legislativo na Assembleia Legislativa da Bahia envolvendo políticas inerentes ao assunto tratado pela Frente; promover e debater simpósios, seminários e outros eventos, a fim de manter o diálogo aberto com a sociedade, profissionais interessados, bem como o Poder Público.
Na ocasião, será lançada a cartilha “50 anos do Salário Mínimo Profissional”, produzida pela Federação Interestadual de Sindicatos de Engenheiros (Fisenge) e o Senge-Ba. A atividade também marca as comemorações pelo Dia do Engenheiro, celebrado no dia 11 de dezembro.