Camaçari inova com estratégia de crescimento integrado para o trade turístico
“Gestão empresarial: resgatando o propósito do seu negócio para gerar resultados”. Esse foi o tema do primeiro workshop Programa de Melhoria do Desempenho Empresarial (MEDE) voltado para os meios de hospedagem e de gastronomia em Camaçari, realizado na quarta-feira (31/07). O MEDE Turismo é um programa de consultoria gratuita, realizado através de uma parceria entre a Prefeitura de Camaçari e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Através da consultoria, os empresário terão acesso a indicadores personalizados, abertura de novos nichos de mercado, estudos técnicos de negócios e criação de soluções sob medida para cada empreendedor.
A estratégia de crescimento integrado, gerida através da Secretaria de Turismo (Setur), vai possibilitar a geração de políticas públicas de atração de novos investimentos para o desenvolvimento turístico da região. “A Secretaria está aqui para oferecer uma melhor qualidade para vocês trabalharem. Colocamos na pauta econômica da cidade o turismo e esse novo vetor precisa de investimento para crescer e se consolidar como um viés sustentável a longo prazo. Nosso compromisso é de promover melhores condições de viabilidade para o trade turístico”, informou o secretário de Turismo, Gilvan Souza.
Nessa fase, 30 empresas estão sendo atendidas pelo MEDE Turismo. Segundo o gestor de projetos do Sebrae, Paulo Azevedo, o diferencial dessa consultoria personalizada é a dupla abordagem: auxiliar na melhoria de desempenho e planejamento de ações. “A consultoria vai gerar uma inteligência de dados para que a Prefeitura possa ajudar a atrair e manter empreendimentos. Para o Sebrae, é um grande motivo de celebração poder levar esse benefício para os empresários da cidade”, disse.
A presença da Prefeitura, com a estruturação profissional do trade, foi comemorada pelos empresários, a exemplo de Walter Machado, proprietário da pousada Arembepe Beach. “Essa é uma ação fundamental principalmente para hoteleiros que não têm experiência com o ramo, porque reúne pessoas com experiência na área e proporciona um olhar coletivo para as pousadas e hotéis que formam o polo turístico. Pra mim, é uma estratégia aprovada, que vai nos proporcionar atender bem e gerar fidelidade”, destaca o empresário.
O workshop foi o primeiro de quatro encontros com abordagem comum aos dois segmentos. Para iniciar as oficinas, dois especialistas em gestão e finanças se revezaram para estimular o resgate dos projetos de desenvolvimento e o controle financeiro: a consultora empresarial, mestra em administração e especialista em qualidade de gestão, Gênia Porto, e o especialista em contabilidade e gestão financeira, Marcos Suel. (Secom)