Centro de Prevenção ao Câncer reforça a importância do diagnóstico precoce
O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) iniciou os atendimentos contra o câncer de mama dentro da programação do Outubro Rosa. Cerca de 15 mulheres estão sendo atendidas, por dia. Neste ano, devido a pandemia, os agendamentos estão sendo feitos exclusivamente por contato telefônico ou email.
A enfermeira Carolina Reis explica que essa foi estratégia encontrada diante do atual momento. E destaca que nos anos anteriores a programação incluía eventos presenciais internos e externos e que, neste ano, isso não foi possível. “Organizamos uma nova estratégia: os agendados estão sendo feitos apenas por e-mail ou telefone”, reitera. Para isso, o número de contato do CMPC é o (75) 3602 –7338 e email: outubrorosafhfs.ba.gov.br. Os agendamentos foram iniciados no dia 1° e prosseguem até 30 de outubro.
Diagnóstico precoce
A enfermeira salienta a importância do exame para diagnóstico precoce do câncer de mama. Para solicitar o agendamento, as mulheres devem ter entre 50 a 69 anos ou apresentar algum sintoma.
Carolina Reis pontua que o câncer de mama é o segundo que mais prevalece entre as mulheres e só perde para o câncer de pele e é mais invasivo do que o câncer de colo do útero. “É importante que mulher conheça o seu corpo para ver se há alguma alteração”, disse. (PMFS)