Deputado propõe que Senhor do Bonfim seja a Capital Baiana do Forró
O deputado estadual Bobô (PC do B) propôs, em projeto de lei, que a cidade de Senhor do Bonfim seja reconhecida oficialmente como Capital Baiana do Forró. O município, argumentou o comunista, possui no forró uma das expressões mais marcantes de identidade cultural, sendo que as festividades exercem profunda relevância na vida dos bonfinenses, representando não apenas uma forma de lazer, mas também “um símbolo de identidade e pertencimento”.
Para ele, o São João é uma festa de grande importância, que atrai turistas e contribui “significativamente” para a melhoria da economia local, sendo o principal período econômico da região. Na justificativa da proposição, ele contou a história da evolução dos festejos e pontuou que, a partir dos anos 1960, uma nova geração introduziu barracas, sanfoneiros e trios forrozeiros, “impulsionando o São João a um patamar de popularidade ainda maior”.
Ao concluir, o parlamentar considerou que oficializar o título de Capital Baiana do Forró a Senhor do Bonfim, é respaldar legalmente a promoção de “ainda mais eventos e iniciativas culturais que fortaleçam a identidade local, impulsionem o desenvolvimento socioeconômico e transmitam a tradição para as gerações futuras”. (ALBA)