Deputado quer estimular a utilização do papel reciclado na Assembleia Legislativa da Bahia
O deputado Euclides Fernandes (PDT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) o Projeto de Resolução, que dispõe sobre a obrigatoriedade da ALBA utilizar papel reciclado no seu material de expediente diário, tais como impressões, correspondências, envelopes, cartões, blocos, rascunhos, publicações, processos, projetos de lei, indicações, moções, embalagens e diversos similares.
O parlamentar explica que, para os efeitos desta resolução, entende-se por papel reciclado aquele que seja constituído por no mínimo 50 % (cinquenta por cento) de papel descartável, já utilizado, que tenha padrão de qualidade compatível com os fins a que se destina.
No documento, Fernandes considera que o uso do papel reciclado é uma medida simples, de fácil implementação, fala que o PR traz benefícios ambientais, econômicos, financeiros e sociais e também lista quais são os principais objetivos da iniciativa: diminuir o ritmo de devastação das florestas, reduzir a quantidade de lixo e poluentes e, por fim, minimizar os gastos governamentais com um dos insumos mais fartamente utilizados pela máquina pública.
O legislador ressalta ainda que o custo do papel reciclado é bem menor do que o papel clareado à cloro, “o que pode trazer uma economia considerável aos cofres públicos”. O pedetista escreve ainda que o planeta passa por uma série de transformações ambientais que precisamos estar atentos. “O cuidado com o Meio Ambiente deixou, há muito, de ser uma matéria complementar, tornando-se obrigatória e necessária. O Poder Público deve trazer a todos o exemplo de como o cidadão precisa se adequar a essa transformação, tornando-a prioridade em sua vida”, concluiu Euclides Fernandes, que solicita a colaboração dos nobres pares para a aprovação desta matéria. (ALBA)