Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende

Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende – Foto: Divulgação/TJ-BA

A desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Cynthia Maria Pina Resende, receberá o Título de Cidadã Feirense nesta quinta (17), em sessão solene da Câmara Municipal de Feira de Santana (CMFS). A concessão da cidadania, prevista para às 19h, é iniciativa do vereador Sílvio Dias (PT), através do Projeto de Decreto Legislativo número 44/2024, aprovado pela Casa. O autor da proposta justifica a outorga ao registrar a “contribuição significativa da desembargadora para o desenvolvimento e aplicação do Direito Público”.

Natural de Aracaju (SE), Cynthia Resende se formou em Direito pela Universidade Católica de Salvador (UCSAL) em 1979. Com um extenso currículo profissional, ingressou no Tribunal de Justiça da Bahia em 1984, atuando inicialmente no município de Brejões. Trabalhou na área Cível da Comarca de Cícero Dantas e na Vara Criminal da Comarca de Ipirá. Entre 1992 e 1997, exerceu funções nos Juizados Especiais de Defesa do Consumidor da capital, assumindo, em seguida, a titularidade da 1ª Vara Especializada de Defesa do Consumidor da Comarca de Salvador e, posteriormente, da 64ª Vara de Substituições.

Cynthia Resende também atuou no TRE, de 2002 a 2004, tornando-se juíza efetiva do Tribunal Regional Eleitoral por dois biênios consecutivos, de 2006 a 2010. No biênio de 2016/2018, assumiu a Corregedoria das Comarcas do Interior. Já ocupou o cargo de Presidente da Comissão de Reforma Judiciária, Administrativa e Regimento Interno, além de Coordenadora de Apoio ao Primeiro Grau. A desembargadora possui obras publicadas em diversas revistas, como a Revista do Magistrado do TJ/BA, a Revista da Escola da Magistratura da Bahia e o Diário do Poder Judiciário da Bahia. (CMFS)