Dia do Homem: Fundação Hospitalar alerta para importância da prevenção
Ter a iniciativa de ir ao médico por conta própria não é tão comum entre os homens, nem muito menos se sentem confortáveis em realizar os exames de rotina. Nesta quarta-feira, 15, em comemoração ao Dia do Homem, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) realiza mais um trabalho de mobilização para conscientizá-los de que quanto mais cedo descobrirem alguma doença, maiores serão as chances de obter a cura.
Incentivados a ir ao CMPC pelos profissionais ou por familiares, os pacientes começaram a chegar cedo à unidade. Foram recebidos com um café da manhã. Lá passaram por consulta com o clínico, receberam guias de exames – PSA Total e ultrasson da próstata – com o dia e horário já marcados, puderam aferir a pressão, realizaram o teste de glicemia e receberam vacina contra o tétano, gripe e hepatite.
De acordo com a médica Claudia Porto, os homens já dão sinais de que estão vencendo o preconceito ao procurar os serviços médicos. “Há doenças que não apresentam sintomas característicos. Daí a importância da realização dos exames de rotina, que poderão diagnosticar alguma doença e assim antecipar o acesso do paciente o quanto antes ao tratamento”, afirma.
Fonte: Secom Feira