Vereador Pedro Américo

Vereador Pedro Américo (Cidadania) – Foto: Adriele Mercês

Na manhã desta terça-feira (8), em que foi debatido em audiência pública o Projeto Lei (PL) do Programa “Bahia Pela Paz”, o vereador Pedro Américo (Cidadania), esteve presente e representou o legislativo feirense, neste projeto que tem como foco, a segurança pública em todo o estado.

Em sua análise, Pedro Américo afirma que o Governo do Estado quer ‘camuflar’ erros na condução da política de segurança pública, após décadas de poder na Bahia e no Brasil. “Falar que a responsabilidade pelo caos na segurança pública é dos municípios é tentar se excluir do problema, manter o foco único e somente na letalidade, seja entre os criminosos entre si, ou acusar a violência policial também é outra cortina de fumaça”, aponta o parlamentar feirense.

De acordo com Américo, a questão deve ter um olhar mais aprofundado, em defesa dos cidadãos baianos, que se sentem rendidos e amedrontados. “O povo está com medo de sair de casa, não saem mais á noite, nem deixam seus filhos brincarem nas ruas durante o dia. São furtos, assaltos e roubos de todas as espécies, fora e dentro de suas casas, aonde isso vai parar? Até quando o estado da Bahia vai se omitir ou tentar arranjar desculpas?”, questiona.

“Vemos décadas de discursos a nível federal e estadual pelos governos e na prática o que temos é a Bahia, com os piores índices de segurança pública, maior número de pessoas desempregadas do país, um dos piores em investimentos em infraestrutura básica e inovações tecnológicas. A polícia civil, os policiais militares, policiais penais, com baixa remuneração, sem materiais adequados de trabalho, com baixo efetivo, sem ter as vezes nem como se locomover, ou estrutura mínima em local de trabalho”, constata Pedro Américo.

Na audiência, em que estiveram presentes forças da segurança pública do estado, o parlamentar pediu ainda um olhar especial para Feira de Santana. (Ascom/Adriele Mercês)