Médico baiano, Walter Viterbo

Médico baiano, Walter Viterbo – Foto: Divulgação/Ascom

Oficialmente o verão ainda não começou, mas as altas temperaturas com ausência de chuva em Salvador, revelam que a estação mais quente do ano promete um tempo bastante seco. A união desses fatores facilita a quadros de crises alérgicas ‘ITES’: rinite, bronquite, sinusite, e por aí vai.

A queda da umidade relativa do ar facilita com que as poeiras, a própria poluição e os micro-organismos, como vírus e bactérias, fiquem mais dispersos no ar ambiente, tendo, consequentemente, mais tempo de contato com a via respiratória.

Dentro dessa perspectiva, o médico acupunturiatra, anestesiologista e clínico da dor, Walter Viterbo, explica que o autocuidado com hidratação, alimentação, atividade física, sono e controle da ansiedade e estresse aumentam as chances de equilibrar a imunidade, por conseguinte, evita-se frequentes crises alérgicas no período.

As terapias alternativas, como acupuntura, também são aliadas para ter resultados satisfatórios e sem efeitos colaterais.  “A acupuntura pode ser importante aliada para o fortalecimento do sistema imunológico, melhora dos sintomas alérgicos, redução da necessidade de remédios. O tratamento é muito seguro, com excelentes resultados”, finalizou.

“Uma das grandes vantagens da acupuntura é a abordagem holística que ela adota. Em vez de apenas tratar sintomas isolados, a acupuntura se concentra em equilibrar o corpo como um todo, tratando as raízes subjacentes do estresse. Isso não apenas alivia os sintomas imediatos, mas também fortalece a resiliência do corpo e da mente, proporcionando um senso duradouro de calma e serenidade”.

A acupuntura é um método não invasivo e praticamente livre de efeitos colaterais, tornando-a uma alternativa atraente para aqueles que desejam aliviar o estresse sem recorrer a medicamentos. Sessões regulares de acupuntura não apenas proporcionam um alívio, mas também podem ajudar a prevenir o acúmulo crônico de estresse, contribuindo para uma melhor qualidade de vida a longo prazo.

Protocolo SEMEAR SEMPRE

O protocolo ‘SEMEAR SEMPRE’ criado pelo médico Walter Viterbo, trabalha o controle do estresse atuando em áreas importantes da vida do paciente. A campanha dar dicas sobre o sono, exercícios, metas, exames, alimentação, relacionamento, sexualidade, escolhas, medicamentos, práticas complementares, ressignificação e espiritualidade importantes métodos para reduzir os impactos e frequências de alergias e inflamações no corpo. (Ascom)