Estado e MEC orientam municípios na elaboração de planos de carreira
Em evento nesta quinta-feira (28), no Instituto Anísio Teixeira, em Salvador, foi lançada a Rede de Assistência para a Elaboração e Reelaboração do Plano de Carreira e Remuneração (PCR) dos profissionais de educação, que atuam nos municípios baianos. A iniciativa é do Governo da Bahia, por meio da Secretaria da Educação do Estado, Ministério da Educação (MEC) e União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado da Bahia (Undime-BA).
As prefeituras que aderirem à rede serão acompanhadas e beneficiadas com assistência técnica e suporte da secretaria na estruturação dos planos e remuneração de seus técnicos. Transmitido por videoconferência, o encontro foi acompanhado por dirigentes municipais e técnicos presentes em 24 Núcleos Regionais de Educação (NRE).
De acordo com o secretario estadual da Educação, Osvaldo Barreto, a rede está inserida nas ações programa Educar para Transformar – Um Pacto pela Vida, que tem como um dos eixos centrais o regime de colaboração do Estado com os municípios. Segundo ele, o Plano Nacional de Educação prevê que os municípios têm, até meados de 2016, para elaborar os planos de carreira, e há uma discussão sobre a necessidade de revisão dos planos.
Fonte: Secom Bahia