Estoque de leite humano no Hospital da Mulher supera 300 litros em 2024
O Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher Inácia Pinto dos Santos, em Feira de Santana, na Bahia, registrou um aumento de estoque de leite humano em 2024. No ano passado, foram coletados 1.227 litros, e 905 litros foram distribuídos para recém-nascidos da unidade hospitalar.
De acordo com Gilberte Lucas, presidente da Fundação Hospitalar, o aumento no estoque é resultado das ações de incentivo ao aleitamento materno realizadas pelo BLH. “Com certeza são dados positivos de ações implementadas e reforçadas através de campanhas que realizamos durante o ano, a fim de incentivar o aleitamento e a doação de leite materno”, disse.
Ela afirma que a demanda de pacientes no Hospital da Mulher só aumenta. Somente em dezembro do ano passado, nasceram 582 bebês e durante o primeiro dia de 2024, foram realizados 9 partos. “Essas mães também contribuem com a manutenção do nosso estoque de leite materno, elas recebem do BLH orientação, estimulação para amamentação e doação do leite materno”, explica.
Segundo Nadja Vieira, coordenadora do Banco do de Leite, devido ao fluxo de pacientes, no ano passado, várias ações foram desenvolvidas para a promoção de conscientização e o fortalecimento do aleitamento materno na unidade hospitalar. “As visitas domiciliares são constantes, e nós conseguimos realizar 2.935 visitas à mães externas com a captação de 1.897 doadoras. Isso reflete na quantidade de leite materno coletado”, diz a coordenadora.
Para a pedagoga Daíse Nascimento Ramos, 26 anos e mãe de dois filhos, a experiência da amamentação foi traumática na primeira gestação e agora com seu segundo filho, nascido no Hospital da Mulher, sua esperança de realizar o seu maior sonho vai se tornar possível. “Meu maior sonho é amamentar. Meu segundo filho é prematuro de 34 semanas e a quatorze dias estou aqui no Hospital da Mulher sendo orientada e estimulada pelo banco de leite e ver meus seios enchendo de leite é a minha maior emoção, já até chorei. Com o meu primeiro filho não tive produção de leite e agora não vejo a hora de amamentar o meu pequeno”, disse a pedagoga, emocionada.
O Banco de Leite do HIPS, tem o objetivo de promover, proteger e incentivar o aleitamento materno. Desde a implantação, o Banco de Leite vem promovendo a qualidade e a oferta de leite materno, suprindo as necessidades dos recém nascidos no HIPS. (PMFS)