Falta vacina nos postos de saúde da cidade, denuncia vereador
A falta de vacina nos postos de Feira de Santana coloca a saúde da população em risco. O alerta foi feito pelo vereador Silvio Dias (PT), durante pronunciamento da sessão ordinária desta quarta-feira (09), na Câmara Municipal. O político chamou a atenção para os baixos índices de cobertura vacinal no público infantil, bem como para a ausência de medidas efetivas por parte do poder público municipal para solucionar a escassez de imunizantes.
“Tenho recebido inúmeras reclamações referentes à falta de vacina nos postos de saúde As famílias levam suas crianças para serem vacinadas nas unidades mais próximas de suas residências e não encontram vacina, tendo que se deslocar para outro bairro para aventurar encontrar o imunizante”, denunciou Silvio Dias.
Uma das unidades apontadas com escassez de doses, como relatado pelo vereador, é o posto de saúde do bairro Sítio Matias. “Um pai me ligou, já sem saber o que fazer porque todas as vezes que se dirige a esta referida unidade para vacinar o seu filho, não tem vacina disponível”, lamentou, criticando a inércia do governo municipal. “A vacina é um instrumento pelo qual nós vencemos muitas doenças. E o Município, ao invés de atuar para facilitar a aplicação dessas vacinas, dificulta a situação”, avaliou.
A situação, como destaca o vereador petista, se agrava com o descaso da gestão com o setor da saúde como um todo. “As unidades básicas de saúde já não funcionam como deveriam funcionar. Quem procura os postos não encontra atendimento médico, não consegue medicamentos, e o básico, que é a vacinação de nossas crianças, não está sendo feito”, completou Dias, reivindicando à Comissão de Saúde da Casa a apuração das reclamações da população para o debate em torno de soluções. (Ascom)