Fátima Nunes pede requalificação da feira livre de Paripiranga
A deputada estadual Fátima Nunes (PT) solicitou ao governador Rui Costa, que determine à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e à Companhia de Ações Regionais (CAR) a requalificação da feira livre de Paripiranga. De acordo com a parlamentar, o município, que está localizada na Zona Fisiográfica do Nordeste, tem como sua base econômica a agricultura familiar.
Na indicação apresentada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), Fátima explica que dois terços da população paripiranguense economicamente ativa trabalham na plantação de culturas como milho, abóbora e feijão, na produção de hortifrutigranjeiros e na criação de animais de pequeno porte, em mais de 5 mil pequenas propriedades rurais. “Esses agricultores comercializam parte de sua produção diretamente na feira livre do município, onde também se abastecem dos principais produtos que precisam para sobreviver e para manter sua produção. Portanto, trata-se de um centro de comércio fundamental no município e precisa de um olhar especial do poder público”, declarou a parlamentar.
A petista explicou que “algumas intervenções são extremamente necessárias, como, por exemplo, a construção de um novo e moderno mercado em substituição ao açougue que não atende às mínimas condições sanitárias e de saúde pública, a reforma dos boxes e da praça, bem como a pavimentação asfáltica de todo espaço do centro comercial”.
Segundo a autora da indicação, é preciso “garantir mais comodidade e também higiene para os trabalhadores e consumidores que frequentam a feira livre, principalmente em períodos de chuva, quando o espaço é tomado pela lama”. (ALBA)