Feira de Santana ganha polo regional da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia
Feira de Santana ganha polo regional da Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (Unicorp-TJBA). A implantação busca aprimorar a capacitação contínua dos servidores e magistrados da corte, descentralizando as atividades, até então concentradas na capital do estado. O prefeito Colbert Martins Filho participou nesta sexta-feira (18) do ato de inauguração do polo descentralizado do Centro-Norte e da abertura do projeto TJBA Mais Perto.
Além de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Juazeiro, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Salvador são os outros polos regionais. A criação das unidades, de iniciativa do diretor-geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima, desembargador Jatahy Júnior, alcança mais de 8 mil servidores e 700 magistrados.
“Feira de Santana é a segunda maior comarca do estado da Bahia e a mais importante do interior do estado. Precisamos facilitar o acesso do cidadão e dos servidores. Estamos na era digital e precisamos nos adaptar. Vamos ter uma mudança muito grande e o órgão é o responsável por preparar os servidores para obter todas as condições técnicas para a prestação judicional”, explica o desembargador Jatahy Júnior.
O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância desta implantação. “É um grande passo de crescimento e desenvolvimento, um importante projeto de treinamento e formação do pessoal dos fóruns e que será ampliado para os estudantes de Direito. Os servidores estão sendo qualificados e nós que precisamos do serviço da Justiça teremos uma prestação cada vez melhor. Essa universidade de formação é muito importante, pois antes era preciso ir a Salvador para ter as aulas presencialmente e agora chega ao interior”, afirma.
Durante o evento, foi assinado o termo para expansão do projeto Conecta Justiça rumo a inclusão digital em parceria com a Faculdade Anhanguera e grupo Meddi. Além da implantação do polo descentralizado, o momento foi de abertura do projeto TJBA Mais Perto, instituído para aproximar a gestão dos magistrados e dos servidores.
“O projeto foi idealizado para que os juízes, os servidores e a população do interior do estado tenham mais acesso aos serviços. Montamos estandes para tirar dúvidas e resolver problemas sem precisar ir a Salvador, aproximar a administração do Tribunal, aos fóruns e prestar um serviço cada vez melhor”, pontuou Cynthia Maria Pina Resende, presidente do Tribunal de Justiça da Bahia. (PMFS)