Foram realizados mais de 20 mil procedimentos no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer até julho
O número de exames e consultas realizadas no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer (CMPC) entre janeiro e julho deste ano, foi 231 a mais, quando comparado com o mesmo período de 2018. Neste ano, foram realizados 20.252 procedimentos, e nos sete meses do ano passado foram 20.021. O CMPC é mantido pela FHFS (Fundação Hospitalar de Feira de Santana). Para a unidade especializada são encaminhados, via regulação, pacientes atendidos na rede municipal que apresentem suspeita de desenvolverem câncer, para receber as devidas orientações e encaminhamentos.
De acordo com a gestão, no CMPC são realizados biópsias, punção de mama, coleta de material, exame citopatológico cérvico vaginal, colposcopia, exérese/eletrocauterização e ultrassonografia, que é o mais demandado – em 2018 foram 11.924.
A gestão ainda diz que foram feitas consultas com anatopatologista, dermatologistas, ginecologistas – que foi a especialização mais procurada no ano passado, com 3.931 pacientes, enfermagem, mastologista, oncologista e urologista. (Secom)