Gestores compartilham demandas e alternativas comuns em encontro
Alternativas compartilhadas é o foco do Projeto Escolas em Rede que periodicamente reúne gestores de polos específicos das escolas municipais. Nesta quarta-feira, 6, gestores de 28 escolas dos polos VII, VIII e X participaram da atividade que aconteceu durante todo o dia, na Escola Municipal Eli Queiroz de Oliveira, localizada no bairro Gabriela. Este foi o oitavo encontro com os gestores.
Além do diretor da escola, participaram vice-diretores e coordenadores pedagógicos das diversas unidades de ensino. “Temos problemas em comum, mas nem sempre temos a oportunidade de compartilhá-los. Neste momento, trocamos experiências uns com os outros e nos aproximamos da Seduc, avalia a professora Rita Adriana Ribeiro Rios, gestora da Escola Municipal Erasmo Braga, que fica no bairro Rua Nova.
“Este momento de troca, saber que passamos por situações parecidas, nos fortalece. Às vezes nos sentimos impotentes, mas aqui, compartilhando, podemos pensar em alternativas para termos mais autonomia em nossas escolas para resolver as demandas”, comenta Rita Adriana.
A proposta do projeto é promover a troca de experiência entre gestores e acompanhar de perto as carências das diversas escolas, apresentando alternativas rápidas para as demandas apresentadas através da mediação da secretária de Educação, Jayana Ribeiro e dos técnicos da Seduc.
“Muitas vezes os encontros entre a Seduc e os gestores acontecem de forma coletiva, mas, como temos uma Rede ampla e plural, na maioria das reuniões não é possível abordar temas muito específicos. O Projeto Escolas em Rede visa justamente atender as peculiaridades de cada polo”, defende Jayana Ribeiro.