Gripário do Pau Miúdo

Gripário do Pau Miúdo – Foto: Divulgação/SMS

A unidade dedicada à assistência dos pacientes com síndrome gripais do Pau Miudo completa nesta segunda-feira (17) um mês de reabertura. Durante o período, o Gripário que fica localizado em anexo ao 16º Centro de Saúde, já realizou 4.713 atendimentos. Desse total, 218 pacientes necessitaram de internamento na unidade em decorrência de complicações das síndromes gripais.

No período, também foram realizados mais de 920 exames entre testes rápidos, bem como RT-PCR para detecção do coronavírus e influenza com a identificação de 228 pacientes com covid-19 e outros quatro com gripe.

Custeado pela Prefeitura de Salvador e sob gestão compartilhada da FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, o Gripário do Pau Miúdo é uma das unidades de urgência e emergência mais procuradas da cidade.

“Tivemos um aumento considerável dos casos de covid-19 na cidade, associado com um surto de gripe H3N2, que impactou no aumento da procura pelos atendimentos de urgência no Gripário. Apresentamos em alguns dias, média de atendimentos semelhantes aos registrados no auge da pandemia, no entanto, conseguimos manter a assistência com qualidade, humanização e resolutividade”, explicou Elmar Dourado, coordenador médico da FABAMED. (Ascom)