Gripário do Pau Miúdo é reaberto para desafogar atendimentos de síndromes gripais em Salvador
A Unidade Dedicada Ao Atendimento das Síndromes Gripais, o gripário do Pau Miúdo, foi reaberto nesta sexta-feira (17) instalada em anexo ao Centro de Saúde Maria Conceição. O equipamento foi mais procurado pela população de Salvador nos picos da pandemia da Covid-19 com mais de 35 mil atendimentos.
A unidade, administrada pela FABAMED – Fundação ABM de Pesquisa e Extensão na Área da Saúde, voltará a funcionar com toda a capacidade para admitir 300 pacientes por dia com resolutividade eficaz nos atendimentos. O local estará disponível 24 horas, sete dias na semana, com 10 leitos de observação e 02 de estabilização para o trato de síndromes gripais como H1N1, H3N2, Covid-19 e outros vírus.
De acordo com o presidente da FABAMED, José Saturnino, o serviço vai auxiliar a desafogar e dar o suporte necessário para acolhimento dos pacientes em tempo hábil. “Um verdadeiro mutirão assistencial só é possível pela dedicação dos nossos profissionais, no cuidado com o próximo. Entendemos o momento de crise, por isso, prezamos por uma estratégia eficaz nos atendimentos para evitar exposição dos pacientes, bem como dos profissionais. Além disso, garantimos toda a segurança sanitária que é seguida a rigor, com o uso de equipamentos de proteção individuais e higienização constante do ambiente no intuito de minimizar quaisquer riscos à saúde”, explicou.
Em 2021, a unidade chegou à marca de concentrar 58% dos atendimentos de síndromes gripais na cidade, um índice expressivo entre as unidades de emergência e gripários em funcionamento na cidade. (Ascom)