HEC realiza atendimentos para pacientes com casos de alta complexidade
O Hospital Estadual da Criança (HEC) / Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil (LABCMI) é uma unidade de atendimento infantil que atende pacientes com casos de alta complexidade, da macrorregião centro-leste, que engloba mais de 70 municípios baianos. O atendimento segue uma classificação de risco criada pelo Ministério da Saúde – e não por ordem de chegada. Os atendimentos seguem um sistema de triagem hospitalar que classifica o paciente conforme a prioridade com relação ao seu risco de saúde.
Sendo assim, os pacientes classificados como “vermelhos” e “amarelos” são atendidos prioritariamente – aqueles que possuem risco de vida imediato e agravo de saúde significativo, respectivamente. Os pacientes classificados como verde (não urgente – sem risco) e azul (atendimento social – sem risco) devem ser encaminhados a outro serviço de baixa complexidade, após serem acolhidos e examinados pelo enfermeiro da classificação.
No ambulatório da unidade hospitalar são atendidos pacientes que demandam consultas com pediatra, cirurgião pediatra, neuropediatra, neurocirurgião, ortopedista, cardiologista, urologista, gastroenterologista, hematologista, nefrologista, pneumologista, cirurgião de mão, infectologista, além de cirurgião buco-maxilo-facial, nutricionista e fisioterapeuta.