Hospital Geral Clériston Andrade foto Anderson Dias site Política In Rosa

Hospital Geral Clériston Andrade – Foto: Anderson Dias/Site Política In Rosa

A direção do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) informou na manhã desta sexta-feira, 07 de outubro, à implantação do serviço de hemodinâmica na unidade. Serão oferecidos novos procedimentos em alta complexidade na área de cardiologia, com procedimentos menos invasivos, diagnósticos mais precisos e uma recuperação mais rápida dos pacientes.

“Os equipamentos chegaram hoje no hospital e serão instalados no Centro Cirúrgico, que funciona no HGCA2 e que possui 11 salas, todas compatíveis com estes aparelhos. Fico muito feliz em fazer parte deste momento e vejo com muita esperança os frutos que colheremos em breve dessas ações que estamos desenvolvendo. Com mais este serviço, o hospital amplia sua atuação em alta complexidade, juntamente com os serviços de Neurocirurgia, Hemorragia Digestiva e Angiologia. O governador Rui Costa mais uma vez cumprindo o que prometeu à população de Feira de Santana”, comemorou Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, diretor-geral do HGCA.

Segundo o diretor, o serviço será coordenado pelo cirurgião cardiovascular, Dr. André Guimarães. “Em breve estaremos realizando não apenas exames de hemodinâmica, mas também cirurgia cardiovascular no Hospital Clériston Andrade, sem dúvida se trata de um grande avanço e conquista para Feira de Santana e região”, pontuou Dr. André Guimarães.

A Hemodinâmica e cardiologia Intervencionista é uma área de atuação da Cardiologia que diagnostica e trata doenças do coração e dos vasos sanguíneos através de cateteres. Dessa forma, o Hospital Clériston Andrade vai ser altamente qualificado para oferecer o que há de mais avançado na área da cardiologia intervencionista, permitindo que todos os pacientes com problemas cardiológicos possam se beneficiar com tratamentos de excelência sem precisar ser regulado para uma unidade referenciada.

Exames

A Hemodinâmica é usada na identificação de obstruções de artérias coronárias e problemas cardiovasculares congênitos ou adquiridos. O procedimento usa a mesma técnica do cateterismo e pode ter duração de 20 a 30 minutos.

No Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista podem ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos do mais alto nível e complexidade.

Podem ser realizados exames diagnósticos e procedimentos terapêuticos tais como: Cineangiocoronariografia; Cateterismo cardíaco direito e esquerdo; Avaliação de fluxo de reserva (FFR); Tomografia por coerência óptica (OCT); Implante valvar aórtico transcateter; Tratamento percutâneo de coarctação de aorta; Anigografia visceral e de membros;  Implante de marcapasso definitivo; Angioplastia coronária com implante de stent; Oclusão percutânea de defeitos congênitos do coração; Oclusão de fistulas arteriovenosas coronárias; Implante Percutâneo de Valva Aórtica Transcateter; Ultrassom intracoronário. (Ascom/HGCA)