IBAMETRO realiza aferição dos radares de Alagoinhas
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) informa que nesta segunda-feira (16) acontecerá a aferições dos radares de monitoramento da cidade pelo Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), a partir das 13h. O objetivo é avaliar o funcionamento dos mesmos.
A realização de uma nova aferição destes dispositivos estava prevista para o próximo mês de outubro, porém, em respeito aos princípios da legalidade e da transparência na Administração Pública, foi solicitada a antecipação do procedimento, em regime extraordinário do IBAMETRO, autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado da Bahia e órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) para o Estado.
A aferição foi solicitada pela empresa TIVIC, a pedido da SMTT, para sanar qualquer dúvida sobre o funcionamento dos radares, em atenção aos apelos da Imprensa, da Câmara de Vereadores e de representantes das categorias dos motociclitas, motoboys, motofretes e mototaxistas.
De acordo com a SMTT, desde o momento em que a autarquia teve notícias de que os condutores estariam contestando os resultados das multas emitidas, foram tomadas todas as medidas para que o problema fosse resolvido com a maior transparência possível.
“Primeiramente, ouvimos os representantes da categoria e os condutores que alegavam ter seus veículos autuados de forma irregular. Escutamos também membros da imprensa e explicamos que o gerenciamento dos radares é de responsabilidade contratual da TIVIC e que o funcionamento dos mesmos só pode legalmente se dar após a aferição do IBAMETRO, cujo prazo de validade é de um ano”, disse o Superintendente da SMTT André Barros.
“Mesmo antes das tratativas com os condutores, já havíamos enviado ofício à TIVIC para que esta exercesse sua prerrogativa de solicitar uma nova aferição por parte do IBAMETRO, a qual prontamente atendeu à solicitação e oficiou ao órgão, que comunicou só poder realizar o procedimento na data de amanhã (16)”, complementou o Superintendente.
Já foram realizados, com a colaboração da TIVIC, testes particulares nos radares, na última quinta-feira (12), com a presença de membros da imprensa e da sociedade civil, usando viaturas da própria SMTT e veículos de propriedade da rádio presente e de mototaxistas que acompanharam os testes. (PMA)