Joaquim Neto assina ordem de serviço do Avançar Cidades
O prefeito Joaquim Neto assinou, no último domingo (24), a ordem de serviço do Avançar Cidades, na Nova República, autorizando o início de uma obra histórica para o município de Alagoinhas. O investimento de quase R$ 13 milhões de reais, por meio do programa federal, chega para colocar um fim ao esgoto a céu aberto na região, promovendo um salto significativo em qualidade de vida para as famílias, com a ampliação do sistema de esgotamento sanitário em Nova República e parte de Santa Terezinha.
“Já cheguei a ouvir que essa obra nunca seria feita. Mas, quando a gente pede a Deus com vontade e trabalha para fazer o melhor para a nossa gente, Ele atende. Fico feliz em saber que chegamos para transformar positivamente a vida de tantas famílias. Quando falamos em saneamento, estamos falando também de saúde, de qualidade de vida, para essa comunidade que ficou muito fora do centro das atenções dos governos e agora terá a realidade transformada com uma grande ação”, afirmou o prefeito Joaquim Neto. O Chefe do Executivo municipal salientou que o trabalho será realizado também no plano social, com investimento nas ações socioeducativas com a comunidade.
A Diretora Geral do SAAE, Maria das Graças Reis, destacou que o empréstimo feito pelo Governo Federal só foi possível porque tanto a prefeitura quanto a autarquia buscaram esse recurso e estão com as contas organizadas. “Estou duplamente satisfeita, como gestora pública e engenheira sanitarista e ambiental, em poder fazer parte desse momento histórico que resultará em mais saúde para a comunidade e, com a coleta, o tratamento e o encaminhamento adequado dos esgotos, preservação do meio ambiente”, afirmou.
Para concretizar o sonho antigo dos moradores, o Serviço Autônomo de água e Esgoto (SAAE) vai construir 4 estações elevatórias, cerca de 30 quilômetros de rede coletora e quase 2 mil ligações intradomiciliares. Mais de 50 ruas e travessas serão contempladas e cerca de 7 mil pessoas serão diretamente beneficiadas com a iniciativa.
A gestão afirma que antes de iniciar efetivamente as obras, a empresa licitada se dedica o levantamento topogáfico do local. (PMA)