Vereador Marcos Lima

Vereador Marcos Lima (DEM)

O vereador e líder do Governo, Marcos Lima (DEM), na sessão ordinária desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal de Feira de Santana, falou algo que causou estranheza em seus colegas. Marcos rebateu as críticas tecidas pelo vereador Roberto Tourinho (PSB) ao Governo Municipal e afirmou que o seu discurso “já está repetitivo” e que ele “deveria buscar outro assunto” para abordar na tribuna.

Tourinho chegou a comparar, em seu discurso na manhã desta segunda-feira (10), o governo do prefeito Colbert Martins com o governo do ex-prefeito Tarcízio Pimenta, de quem foi crítico ferrenho. Ainda segundo o vereador, ambas as gestões “abandonaram” Feira de Santana com “ruas esburacadas, zona rural desassistida, obras inacabadas e a destruição da saúde”.

SAMU

O líder do Governo ainda informou que Tourinho solicitou a lista dos funcionários do SAMU e outras informações a mais. “O que ele precisar, estaremos aqui. Se ele pesquisar um pouco mais no Portal da Transparência, ele vai ter as informações que ele tanto pede”, disse.

Com os dados sobre o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) impressos em suas mãos, Marcos Lima garantiu que não é necessária a aprovação de requerimentos para que os edis tenham acesso à informações sobre os recursos públicos municipais. “Já dei a ele a resposta na semana passada e agora vou dar mais uma resposta que ele pediu, porque o Governo Municipal do prefeito Colbert Martins não tem o que esconder. Agora, nós vereadores, que temos 19 da base, vamos estar aqui aprovando requerimento de oposição? Vocês já viram isso em que parlamento? Em que local do Brasil? Nós não vamos estar aqui, vereador Roberto Tourinho, lhe dando essa oportunidade de aprovar esses tipos de requerimento, não. A resposta que vossa excelência está pedindo, nós vamos lhe dar. Agora, não para aprovar requerimento de vossa excelência”, declarou.

Marcos finalizou dizendo que os vereadores da base não vão aprovar requerimento na Câmara fazendo “politicagem” de oposição que toda semana coloca requerimento para tentar desgastar o Governo.

Oposicionistas

O vereador oposicionista Alberto Nery (PT), que no momento presidia a sessão, lamentou a fala do colega Marcos Lima em que ele diz que requerimento de oposição não deve ser aprovado. “Lamentável, pois nós votamos nos projetos do Executivo que são bons para a cidade”, disse.

Já o vereador Roberto Tourinho pediu que constasse em ata a fala do vereador e líder do Governo, Marcos Lima, quando ele diz taxativamente que “não estar na Casa para aprovar requerimento da oposição e do vereador Roberto Tourinho”.

Opinião

Só que o líder do Governo precisa lembrar que é esse o papel de um vereador, fiscalizar o Executivo e suas ações, além, claro, de produzir leis. Tourinho está em seu direito como vereador eleito pelo povo de fazer requerimentos fazendo questionamentos sobre o Governo, assim como Marcos Lima, como representante do Governo, tem o direito de indicar aos seus liderados a rejeição dos mesmos. Resta ao povo fazer o seu juízo de valor sobre quem está certo e quem está errado na situação. E ele faz isso justamente em anos como esses, anos eleitorais.  Isso é a democracia.