MAC celebra 28 anos com atividades culturais nos dias 27, 30 e 31
O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) completa 28 nesta quinta-feira (25). E para celebrar o aniversário, uma vasta programação foi preparada nos dias 27, 30 e 31. Entre as atividades culturais, feirinha de empreendedorismo criativo, minicursos e oficina de pintura.
Neste sábado (27), das 10h às 17h, a Feira de Economia Criativa do movimento Mulheres Que Fazem Arte oferece, além da exposição e venda de produtos artesanais e criativos, a consultoria gratuita das 14h às 17h, onde empreendedoras terão a oportunidade de receber orientações valiosas com as contadoras Yasmile Cathre, Adriana Macedo e Cátia Moreira.
O evento é uma iniciativa inclusiva voltada para pequenos negócios e empreendimentos criativos, oferecendo suporte essencial para o desenvolvimento empresarial local. O projeto foi contemplado pela Prefeitura de Feira de Santana através da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Lei Paulo Gustavo, por meio do Ministério da Cultura do Governo Federal.
A programação continua na terça-feira (30), das 15h às 16h30, com o minicurso “Os MACs do Brasil, em especial o MAC Raimundo de Oliveira”. A proposta é apresentar um panorama geral e pretende-se abordar sobre museu-cidade, museu-acervo, arte-discurso, entre outros. A atividade será ministrada por Gaspar Medrado, artista visual e educador museal no MAC.
Encerrando a programação, na quarta-feira (31), o MAC recebe duas atividades. Pela manhã, das 9h às 11h, a oficina de pintura “A cor e a linha em Dida Murta” e à tarde, das 14h às 15h, o minicurso “Educação Museal”.
A oficina de pintura “A cor e a linha em Dida Murta” é uma atividade que, no primeiro momento, os participantes serão convidados a percorrer pela exposição individual “Cinquenta” do artista Dida Murta, em cartaz no MAC.
No segundo momento, realizar uma pintura a partir do que foi observado, imprimindo singularidades e influências. A atividade será ministrada por Gaspar Medrado, artista visual e educador museal no MAC.
Enquanto o minicurso “Educação Museal” tem como objetivo destacar a importância e as potencialidades da educação museal no contexto de Feira de Santana. O curso abordará como os museus podem servir como espaços de educação não formal, promovendo a conscientização e a informação da população por meio da educação e da cultura.
A atividade será ministrada por Antonia da Cruz Barbosa, estudante do curso de bacharelado em Museologia da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFBA), e Laiane Nunes Lima, educadora museal dessa instituição e também estudante do curso de bacharelado em Museologia da UFBA.
Vale destacar que as atividades são gratuitas e abertas ao público. O Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC) é mantido pela Prefeitura de Feira de Santana por meio da Fundação Egberto Costa (Funtitec). O MAC funciona na rua Prof. Geminiano Costa, 255, Centro. (PMFS)