Mais de cinco mil preventivos foram realizados pelas unidades de saúde dos bairros

Foto: Thiago Paixão/Arquivo

O exame preventivo, também conhecido como papanicolau, auxilia no diagnóstico precoce e na redução da mortalidade provocada pelo câncer de colo do útero. Em Feira de Santana, o exame é disponibilizado em todas as unidades de saúde dos bairros.

De janeiro até maio, mais de 5300 procedimentos foram realizados pela rede municipal de saúde. A enfermeira referência técnica em saúde da mulher, Alessandra Magalhães, relata que o exame deve ser feito por mulheres que têm ou já tiveram vida sexual ativa.

“O preventivo é recomendado especialmente para mulheres entre 25 e 64 anos e é disponibilizado de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). É importante que a mulher não tenha relação pelo menos dois dias antes do exame, evite duchas ou remédios e contraceptivos que sejam introduzidos nas partes íntimas”, orientou.

A coordenadora da atenção básica de saúde, Helen Costa, explica que o exame é feito conforme o cronograma de cada unidade. “Os postos seguem uma programação específica e geralmente designam um dia da semana para intensificar determinado serviço. Mas, tudo é feito de forma simples e rápida”, enfatizou.

Para ter acesso ao exame, a interessada deve comparecer à unidade de saúde levando documentos pessoais, como carteira de identidade e cartão SUS e logo após será avaliada pelo profissional de saúde. (PMFS)