Mais de R$ 350 milhões devidos a empresas foram recuperados por cartórios baianos em 2017
Apesar da inadimplência que as empresas vêm enfrentando nos últimos anos, em 2017, graças ao protesto de títulos e documentos, mais de R$ 350 milhões foram recuperados por empresas de diversos setores. O Instituto de Protesto da Bahia, através da Central de Remessa de Arquivos (CRA), conta atualmente com 29.101 empresas que utilizam o protesto como ferramenta para a recuperação de dívidas. Esse número tem uma justificativa: 43% dos pagamentos foram resolvidos em até três dias úteis, somente em 2017, após acionar o Cartório de Protesto. A depender das características do título, essa recuperação de dívidas pode chegar a 65%.
É bom lembrar que se o pagamento não for efetuado no período, o devedor será protestado e sofrerá diversas restrições. A inserção do devedor nos cadastros de proteção do crédito é apenas uma das consequências.
De acordo com informações do sistema da CRA, em 2017 foram enviados através do Instituto de Protesto, aproximadamente 430 mil títulos para recuperação de crédito. Além da agilidade e efetividade, o protesto demonstra respeito pelos seus devedores ao utilizar um meio oficial de cobrança, previsto em lei e fiscalizado pelos órgãos públicos. Outra vantagem da utilização da ferramenta é a cobrança extrajudicial. Com isso, evita-se uma longa disputa e ajuda a desafogar a Justiça. (Ascom)