Mineradora pretende investir R$ 128 milhões em Jequié
Na manhã da última sexta-feira (05), aconteceu, no salão nobre da Prefeitura de Jequié, uma reunião entre o prefeito de Jequié, Sérgio da Gameleira, e representantes da empresa mineradora Granet Prospecção. Os representantes da Granet Prospecção apresentou aos presentes, um protocolo de intenções para a operação de uma jazida de quartzito, rocha ornamental descoberta no município de Jequié, na Fazenda Ouro Preto, que fica localizada a 20 quilômetros do Centro da cidade.
Com investimentos de R$ 128 milhões, o empreendimento tem potencial para produzir três bilhões de toneladas de quartizito, o que pode gerar mais de mil empregos. Nos planos, a intenção é promover uma integração com a Ferrovia Oeste Leste (FIOL), para a exportação do minério, através do Porto de Ilhéus. Além do mercado nacional, parte da produção será destinada para países como Arábia, Canadá, China e os Estados Unidos.
Herder Mendonça, executivo da Grant Prospecção, disse que a previsão é de que, com a jazida, toda a cadeia produtiva da região seja movimentada, gerando muitos postos de trabalho, diretos e indiretos. “Nós já fizemos todo o trabalho de pesquisa e identificação e temos a comprovação que o mineral quartzito, que existe em Jequié, corresponde a cerca de 95% de todo esse mineral existente no Brasil. Viemos aqui apresentar o projeto para a mineração, contando com o apoio do prefeito, Sérgio da Gameleira, para que a gente possa fazer uma parceria e o município passe a gerar riqueza, no menor espaço de tempo possível.”, afirmou o empresário, Herder Mendonça.
“A importância desse empreendimento é fundamental para a viabilidade econômica e funcional da FIOL, bem como a implementação do Polo Intermodal em Jequié. Potencializando, assim, a vocação local, por conta da localização geográfica e a indústria de transformação, a partir de vários insumos que podem ser movimentados em nível de convergência e expansão, tendo Jequié enquanto ponto estratégico.”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão.
“A partir da reunião que fizemos, com a presença de vários vereadores, com os nossos secretários, com a participação da diretora do Meio Ambiente, temos certeza absoluta que daremos resolução da parte ambiental que cabe ao município. Existem algumas questões para serem avançadas, a nível estadual e federal, mas são coisas pequenas que, de acordo com o que fomos informados, em até 120 dias, a empresa já vai estar operando em nossa cidade, mais precisamente na região da Volta do Rio, na Fazenda Ouro Preto, gerando divisas e emprego para muitos pais e mães de família de Jequié.”, destacou o prefeito, Sérgio da Gameleira.
Estiveram presentes o secretário de Governo, Alexandre Santos; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Celso Galvão; o secretário de Infraestrutura, Daniel Muniz; a diretora de Meio Ambiente, Maria Cruz; os vereadores José Simões de Carvalho, José Augusto de Aguiar Brito, o Gutinha; Marcio de Oliveira Melo, o Marcinho; Valdemir Souza Braga, o Pastoleiro, e os executivos da Granet Prospecção, Herder Mendonça e Ismael Simei.