MPT faz doação de três picapes para guardas municipais baianas
O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia fez na manhã desta segunda-feira (06/12) a doação de três veículos tipo picape para as Guardas Municipais de Euclides da Cunha, Cachoeira e Salvador.
Os automóveis faziam parte da frota própria do MPT e haviam sido substituídas por veículos novos. As picapes foram, então, oferecidas por meio de edital, para órgãos públicos interessados em assumir a propriedade dos automóveis e cuidar se sua manutenção. As três corporações poderão agora empregar as picapes no serviço de policiamento e nas ações de apoio realizadas pelas guardas civis municipais.
As picapes, da marca Ford, modelo Ranger, passam a ser das corporações. “Esperamos realmente que esses veículos possam ser úteis para o essencial serviço prestados pelas guardas municipais ao cidadão, tanto do ponto de vista de melhorar o patrulhamento, quando no de permitir melhor acesso a distritos e regiões distantes dos centros”, afirmou o procurador-chefe do MPT na Bahia, Luís Carneiro. Ele fez a entrega dos veículos na manhã desta segunda-feira aos representantes das três corporações no pátio do MPT, no Corredor da Vitória, em Salvador.
Para Marcus Balbino, comandante da GMC de Cachoeira, município localizado no recôncavo baiano, o veículo “vai nos levar para os distritos e a zona rural, para dar segurança e apoio à população que mais precisa. Até o momento, quase não conseguíamos chegar a esses locais por dispor de apenas um veículo de passeio, que mesmo assim é emprestado da área de saúde”.
O comandante geral da GCM de Euclides da Cunha, no sertão baiano, Antônio Santana, agradeceu ao MPT e se mostrou esperançoso que essa seja a primeira de muitas doações à instituição que comanda. Estamos em fase de estruturação e poder contar com um veículo e com bens e serviços que venham do MPT para nós é fundamental”. Ele lembrar que esse também será o primeiro veículo da frota da Guarda de Euclides da Cunha, que trabalha atualmente apenas com uma picape locada.
Já o comandante geral da Guarda Municipal de Salvador, o inspetor Marcelo Silva, falou da necessidade de cooperação entre as guardas municipais nesse processo de implantação. Criada a há mais tempo e com estrutura já montada, a Guarda de Salvador é uma referência para as corporações de diversos municípios baianos. “Quando saiu o edital e que nós nos inscrevemos para receber as picapes, fizemos contato com outras guardas que têm muito menos estrutura do que nós para repartir a doação, ficando uma para cada Guarda”, explicou.
Além desse apoio no processo de doação dos veículos, a Guarda de Salvador também atua como formadora dos agentes municipais no interior. Vamos dar capacitação para inspetores da Guarda de Cachoeira num curso que faremos em breve e estamos sempre em contato para trocar experiências e apoiar a implementação das corporações nos municípios”, afirmou Marcelo Silva. Além das três guardas, também esteve presente na sede do MPT para a a entrega dos veículos um representante da Guarda Civil Municipal de Cícero Dantas, já atento para futuras possibilidades.
As doações de bens são uma prática na administração do MPT. Todos os bens que são substituídos por novos e ainda estão em condições de uso são oferecidos por meio de editais para que órgãos públicos ou até mesmo entidades da sociedade civil sem fins lucrativos se habilitem a recebê-los como doação. Trata-se de um processo simples em que o interessado se habilita e o bem é passado para sua propriedade. Também participaram da solenidade de entrega o vice-procurador-chefe Marcelo Travassos, e a coordenadora de primeiro grau Marina Pimenta. (MPT-BA)