Município implantará disciplina de empreendedorismo nas escolas

Foto: Divulgação/PMBC

Uma proposta inovadora vai permitir aos jovens de Barra do Choça a possibilidade de empreender. Nos dias 27 e 28 de julho, a Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Desenvolvimento Econômico e da Sala do Empreendedor (Semagri), em parceria com o Sebrae, promoveu uma aula técnica com alunos da rede pública e privada de ensino.

O objetivo desta parceria é incluir, futuramente, na grade curricular do município, a disciplina de empreendedorismo nas escolas para os alunos do ensino fundamental, do 5° ao 9° ano. Os professores já estão recebendo essa capacitação profissional para guiar os adolescentes e proporcionar esse conhecimento que será para a vida, podendo tornar-se grandes empresários.

Para isso, o Departamento de Desenvolvimento Econômico levou os adolescentes para conhecerem as instalações e atividades desenvolvidas pelo Sebrae- Polo de Vitória da Conquista, visando falar sobre empreendedorismo e apresentar o projeto Jovens Empreendedores Primeiro Passo (JEPP).

Aproximadamente 100 alunos participaram desta ação, sendo dividido em dois grupos para cada dia. Na quarta-feira (27), os alunos da rede privada de ensino tiveram a oportunidade de expandir seus conhecimentos, e na quinta-feira (28), os alunos da rede pública.

Para o coordenador do Departamento de Desenvolvimento Econômico, Danilo da Silva Rocha, essa aula técnica abrirá um mundo de possibilidades. “Participamos do Programa Cidade Empreendedora e também do JEPP, onde temos duas escolas modelos em Barra do Choça e, hoje, mostramos a importância do empreendedorismo para nossas crianças, a fim de que elas possam se desenvolver no futuro. Não para que todos se tornem empresários, mas que possam aprender cada vez mais como empreender e como desenvolver a vida deles daqui para frente”, afirmou Danilo.

As escolhas de hoje moldam um futuro promissor ou não, e é por esse motivo que a Gerente regional do Sebrae em Vitória Conquista, Josinete Viana, acredita que é tão importante falar sobre empreendedorismo com jovens logo no início da adolescência. “O Sebrae vem fazendo um movimento para que a educação empreendedora possa fazer parte da formação desses estudantes, entendendo o empreendedorismo para além do empreendedorismo de negócios, uma vez que ele pode empreender enquanto empreendedor social, empregado de uma empresa ou como empresário”, destacou Josinete.

A professora do Educandário Corina Amorim, Lidiane Trindade, ressaltou a importância deste projeto no cotidiano para trabalhar a gestão financeira na vida dos jovens. “Este projeto vem para somar, pois a gente já vem trabalhando com empreendedorismo na escola e gestão financeira e, aqui, foi mais uma forma de reforçar tudo o que a gente fala em sala de aula. Foi um momento muito importante, eles refletiram sobre o empreendedorismo e como podem levar isso para a vida”, pontuou Lidiane.

E o objetivo é exatamente esse, agregar valor na vida de cada um, apresentando a eles o comportamento empreendedor, essa é a principal meta da aula técnica, de acordo com a Orientadora de Negócios do Sebrae, Priscila Gomes. “A gente veio falar um pouco para eles sobre as atitudes do empreendedor de sucesso e o quanto isso reflete nas outras áreas da nossa vida”, acrescentou Priscila.

Essa visita ao Núcleo do Sebrae em Conquista impacta não só os alunos, mas a comunidade como um todo. A partir do momento que a sociedade ganha um novo empreendedor significa mais geração de emprego e renda e mais qualidade de vida para uma família, sendo também, segundo a coordenadora pedagógica da Unidade de Ensino Municipal Francisco de Assis Amorim Bomfim, Patrícia Brito, um excelente apoio do que é apresentado na rede escolar.

“Essa aula técnica possibilitou uma nova visão sobre empreendedorismo e só vai agregar as potencialidades de cada um, além de empreender seus negócios no futuro e saber identificar as oportunidades do mercado”, finalizou Patrícia. (Ascom/PMBC)