Museus no Pelourinho ficarão abertos aos finais de semana
Para atender o grande fluxo de turistas esperados para o verão, a prefeitura de Salvador (BA) anunciou que dez museus e espaços culturais do Pelourinho ficarão abertos à visitação também nos finais de semana.
Batizada de Portas Abertas, a iniciativa faz parte da programação cultural do Pelourinho Dia e Noite. Nos espaços culturais, o público terá a oportunidade de conhecer documentos, fotografias, livros e prêmios recebidos por Jorge Amado; obras de arte do Golfo do Benin – de onde veio a maioria dos negros que povoaram o recôncavo baiano -, além da exposição de objetos representativos das três etnias que deram origem ao povo brasileiro: índios, brancos e negros. “Essa iniciativa é muito importante tanto para o turista quanto para a população de Salvador. Tenho certeza que qualquer pessoa vai sair encantada com nossas riquezas”, destaca o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro, responsável pelos equipamentos culturais da capital baiana.
Aliado às demais atrações do Pelourinho Dia e Noite, o Portas Abertas reforça a programação cultural na parte histórica de Salvador com expectativas positivas para vários outros setores, principalmente o turismo. Os museus funcionando nos finais de semana atraem visitantes e mais turistas em busca de outros serviços.
Uma das novidades para o período é o Ajeum de Verão, programação dedicada á divulgação da culinária de origem africana – todos os dias até 19 de fevereiro – na Casa do Benin. Já o programa Concertos nas Igrejas conta com apresentações musicais nas manhãs de domingo. A programação Infantil terá atrações no Largo de Santo Antônio.
Os visitantes que quiserem pegar dicas de atrações e funcionamento das mesmas contam com um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) localizado no Elevador Lacerda, um dos principais cartões-postais da cidade e bastante utilizado pela população para o acesso entre as cidades Alta e Baixa.